Minha Uno
Menu Busca

Um golpe para o futuro

Esporte

Marco Antônio Rodrigues dos Anjos ainda não saiu do ensino médio, mas já sabe que profissão quer seguir. Karateca desde os seis anos de idade, Marco tem muitos sonhos dentro do esporte, e atualmente foca sua rotina de treinos para, quem sabe, participar das Olimpíadas de Tóquio em 2020.

O atleta conheceu o Karatê através do pai, que é seu sensei e professor. Conheceu o esporte assistindo os treinos e brincando. Mesmo sem muito treinamento, a primeira vitória veio logo na sua primeira competição, aos seis anos. Nos 10 anos de carreira, Marco foi campeão estadual por oito vezes, campeão brasileiro e mundial.

Karatê é uma arte milenar, e por isso, Marco afirma que adquiriu muitos ensinamentos através da prática esportiva.  “Você tem que ser mais determinado, tem que correr atrás do que quer e valorizar muito o que tem.”, comenta. Ele também conclui que a partir do esporte, teve a oportunidade de conhecer diversos lugares e culturas, que os colegas de aula só conheceram através dos livros de história.

Disciplina também é uma das lições que Marco aprendeu no esporte. “Você tem que cuidar da alimentação, horário de treinos, dietas. Isso melhora o desempenho físico e também ensina a ter respeito com as regras. A prática, junto com tudo o que ela envolve, melhora o cotidiano”, complementa.

Por ter apenas 16 anos, Marco segue uma rotina que desafia muitos adultos. Acorda às 5h da manhã e treina por uma hora antes de ir para a escola. Durante à tarde, Marco trabalha e treina novamente. A rotina de treinamentos dura cerca de três à quatro horas por dia.

No início de 2017, Marco Antônio ingressará na graduação através do curso de Educação Física da Unochapecó. “Atualmente é o momento de pensar o que quero para vida, mas eu penso nisso desde 2012. Não quero parar com o esporte. Quando a idade não permitir mais que eu seja atleta, quero virar técnico ou dirigente”, afirma. Agora, porém, a meta de Marco é voltar para a Seleção Brasileira e disputar os Jogos Olímpicos, já que karatê volta a ser um esporte olímpico em 2020.

COMPARTILHE
TAGS
Marco
Karatê
esporte

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image