Entre as ações do Prouno está a avaliação dos Componentes Curriculares

Geral

A Unochapecó está implementando a partir do primeiro semestre de 2014 o Programa de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Unochapecó (Prouno). O projeto foi criado para refletir sobre o fazer pedagógico na instituição, a partir do processo de reorganização pedagógica e administrativa, ocorridos em 2013. Conforme a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, o projeto visa prioritariamente, garantir e efetivar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, elevando a qualidade acadêmica na universidade.

A primeira etapa das ações do Prouno iniciaram em fevereiro e devem prosseguir até dezembro de 2016, com a participação de estudantes, professores, técnico-administrativos e gestores de graduação,  pós-graduação, pesquisa e extensão. Entre as ações previstas para este semestre, estão à aplicação de enquetes avaliativas junto aos cursos de graduação. Neste sentido, todos os docentes e estudantes poderão participar da avaliação relativa aos Componentes Curriculares ministrados/cursados no primeiro semestre de 2014. A pesquisa poderá ser acessada no link “MinhaUno”, com usuário e senha e estará disponível até o dia 27 de maio.

Para a professora Maria Aparecida avaliar é uma oportunidade de buscar o autoconhecimento, em que todos devem participar, permitindo projetar outras perspectivas e promover ajustes no processo educativo, de modo a garantir a qualidade acadêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. A vice-reitora destaca a importância de estabelecer um movimento participativo nos processos avaliativos e que aponte a melhor direção para a qualificação da educação na Unochapecó.