Uno é a 2ª universidade mais empreendedora de SC e a 5ª em inovação no país

Inovação

A Unochapecó foi reconhecida na última semana como uma das universidades mais empreendedoras do país. A Instituição ficou em 2º lugar no quesito empreendedorismo em Santa Catarina e em 5º lugar no ranking nacional no quesito Inovação.

A avaliação é realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e os dados foram apresentados em sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília. As instituições foram classificadas a partir de seis indicadores: Capital financeiro, Cultura empreendedora, Extensão, Infraestrutura, Inovação e Internacionalização. No ranking geral, que levou em conta todos esses requisitos, a Unochapecó também se destacou, ficando com o 32º lugar nacional e o 12º lugar da região Sul. Mais de 26 mil estudantes avaliaram 126 instituições de todo país, e a classificação foi feita através de pesquisa, coleta e análise de dados das universidades.

Esse reconhecimento é reflexo de uma mudança no perfil de atuação da Instituição e um forte investimento nessa área, no intuito de proporcionar aos seus estudantes um ecossistema favorável ao empreendedorismo. Para o reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski, esses movimentos trazem reflexos também para o desenvolvimento da sociedade, por meio de práticas inovadoras dentro do ensino superior.

“Mais uma vez a gente recebe essa premiação, desta vez com quinto lugar nacional e o segundo lugar no Estado, atrás apenas da Universidade Federal de Santa Catarina, que possui um orçamento 15 vezes maior do que o nosso. Por isso sentimos tanto orgulho deste projeto, desta caminhada que a Unochapecó e a comunidade acadêmica escolheu e vem trilhando. Tenho a certeza que estamos construindo uma nova Universidade para o futuro, com um grande diferencial para crescermos como Instituição e para prepararmos de uma forma mais qualificada os nossos estudantes e, assim, desenvolver ainda mais a nossa região,” salienta o reitor.

Boas práticas de empreendedorismo

Por meio da Agência de Gestão da Inovação, a Unochapecó centraliza e fortalece todas as ações de inovação e empreendedorismo dentro da Instituição, a partir da conexão entre graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, até a ponta final, que é o Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Pollen Parque Científico e Tecnológico

Para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, todo esse trabalho realizado reflete diretamente no perfil dos profissionais que a Universidade forma e entrega pro mercado. "A Uno tem o papel fundamental de construir conhecimento e pesquisa que correspondam aos interesses reais da sociedade, como também o de transferir o conhecimento construído para a solução de problemas cada vez mais complexos. Por isso, buscamos estreitar ainda mais a relação Universidade/empresa, que surgiu a partir da demanda do próprio setor produtivo para que os estudantes tivessem um pouco mais de vivência e proximidade com o dia a dia da sua profissão. Nós acreditamos na importância dessa relação e o quanto isso impacta na formação de profissionais ainda mais qualificados", destaca.

Para aplicar essas boas práticas de empreendedorismo e inovação, a Unochapecó desenvolve diversas atividades, como a Maratona de Inovação, Desafio do Conhecimento, Projeto Desbravador, Summit Pollen Parque, StartMais, Inovation Day, TCC Startup, parceria com a Júnior Achieviement, entre outros. Tudo isso aliado a Incubadora Tecnológica (Inctech), o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), o Escritório de Projetos e Prospecção de Soluções (EPPS), o Laboratório de Testes de Software (LTS), o Centro de Residência em Software (CRS) e o Museu de Ciência e Tecnologia.

Universidade e setor produtivo mais próximos

Mas a grande virada de chave da Instituição aconteceu em 2020, quando começou a ser estruturada uma grande reforma pedagógica em todos os cursos, com a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) como carro-chefe dessa mudança.

"Para iniciar essa reestruturação, formamos uma comissão com professores de diversos cursos da Instituição, que teve o desafio de pensar para onde vamos neste novo cenário da educação superior. Fizemos várias pesquisas, e a partir delas resolvemos criar o nosso modelo, fundamentado em vários modelos do Brasil e do exterior, que é a ABEx", explica o diretor de Ensino da Uno, professor Hilario dos Santos.

Na prática, a proposta da ABEx é sempre lidar com um problema real, ou, situações-problema. Assim, o professor associa conteúdos, mas a ABEx é muito mais o estudante na prática, lidando com problemas reais da comunidade, ONGs, empresas, terceiro setor e associações, por exemplo, tentando resolver problemas.

Universidade
Santa catarina