Uno e Pollen recebem Prêmio do Sebrae/SC e se preparam para etapa nacional

Inovação

A Unochapecó e o Pollen Parque receberam, na última semana, os troféus do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021. A entrega aconteceu na sede do Sebrae em Chapecó e contou com a presença do reitor da Instituição, professor Claudio Jacoski, o diretor executivo do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello, os professores e equipes técnicas, que auxiliaram na elaboração dos projetos, e também todo corpo técnico do Sebrae de Chapecó.

A Universidade, provando mais uma vez que o empreendedorismo e a inovação fazem parte do seu DNA, conquistou o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio. Na categoria 'Ensino Médio' a universidade e o Pollen Parque conquistaram o troféu ouro pelo projeto 'Start Mais - Mudança de atitudes com ideias sustentáveis', desenvolvido pelos professores Rodrigo Barichello, Francieli Pastre, Duílio Schaefer Junior, Caroline Dallacorte e pelos técnicos Letícia de Castro Gabriel, Renê Anziliero e Laís Teixeira. Já na categoria 'Ensino Superior', o troféu ouro veio para a Instituição por conta do projeto 'LIVE 4.0 - Laboratório Interdisciplinar de Vivências Empresariais', idealizado e executado pelos professores Duilio Pedro Schaefer Júnior, Caroline Dallacorte, Cleunice Zanella, Rodrigo Barichello e Gilseli Molozzi.

De acordo com o reitor da Unochapecó,  os dois projetos promovem a cultura empreendedora dentro e fora da Universidade. "Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois ele mostra que estamos no caminho certo, que é formar futuros empreendedores e garantir que os que estão na Universidade possam sair cada vez mais capacitados e qualificados para empreenderem e inovarem em suas áreas de atuação", ressalta Jacoski.

O objetivo do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados. Na etapa foram vinte e quatro propostas inscritas, distribuídas de acordo com o nível de ensino e de instituições públicas e privadas de todas as regiões de Santa Catarina. Para o gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, essa aproximação do sistema S com as universidades é importante para levar o conhecimento ao setor produtivo. "Quando o Sebrae realiza esse tipo de premiação, de iniciativa, o objetivo é justamente produzir mais conhecimento e ações sinérgicas entre as entidades para que esse capital social possa a partir desse conhecimento produzido nas universidades, impulsionar o desenvolvimento a favor dos municípios, da sociedade como um todo", salienta Udo.

Agora os dois projetos seguem para a etapa nacional do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae, representando a Unochapecó, o Pollen Parque Científico e Tecnológico e o estado de Santa Catarina, nas categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que acontece ainda este ano,

Conheça os projetos vencedores

Live 4.0

O projeto LIVE 4.0, busca formar profissionais capazes de reconhecer e definir problemas reais, bem como buscar soluções relacionadas às suas áreas do conhecimento, fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas. Por meio dele, os acadêmicos atendem demandas reais de empresas parceiras, que surgem para que os estudantes trabalhem como solucionadores e empreendedores.

Os grupos trabalham em soluções unindo as áreas do conhecimento, com acadêmicos de cursos distintos. Um momento importante para que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação, além de ter o contato com o mercado, suas particularidades e desafios. Na disciplina integrada LIVE 4.0, os professores estimulam os alunos a passarem por algumas fases importantes de um projeto, como a compreensão do problema, validação, busca por solução e aperfeiçoamento da ideia. A condução da atividade é realizada com uso de ferramentas e metodologias do design thinking, inovação, empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, tomada de decisão e habilidades técnicas da cada área.

Participaram do projeto, neste semestre de execução, os cursos de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Engenharia de Produção da Unochapecó.

StartMais

O 'StartMais - Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis' é uma iniciativa para incentivar estudantes do ensino médio de Chapecó e região a pensarem de maneira inovadora e empreendedora. Ao longo do Programa, os alunos são desafiados a propor ideias criativas e sustentáveis a fim de melhorar o mundo. Todos os estudantes inscritos recebem dicas de conteúdo para acesso, que além de ajudarem na etapa de gerar conhecimento, vão pontuar para que ganhem pontos por engajamento.

Após ter acesso de forma gratuita e online aos mais diversos conteúdos, acontece o momento de formação das equipes. Nessa etapa, a ‘Jornada da Inovação’, os participantes estarão em grupos que podem ter membros de qualquer escola da região e, inclusive, podem contar com apoio de um professor. A intenção é justamente misturar os estudantes e aproximar professores com os adolescentes, num processo em que todos colaborem no desenvolvimento de uma ideia. Nesse momento, também, os mentores orientam cada grupo, para que nasça e se desenvolva a ideia inovadora. Os dez melhores projetos serão os finalistas e irão para o dia do evento final, com apresentação para banca de jurados.

Startmais
Pollen parque