Uno instala chromebooks para agilizar atendimento aos estudantes

Texto Willian Alves*

O uso da tecnologia em benefício do conhecimento está cada vez mais frequente na vida das pessoas e isso inclui as salas de aula. Muitos equipamentos e aplicativos tornam o ensino mais atrativo e facilitam a absorção de conhecimento. Atenta e sempre acompanhando essa evolução, a Unochapecó possui desde 2006 um convênio com o Google Apps for Education e, graças a essa parceria, conta agora com quatro Google chromebooks. Os equipamentos estão disponíveis na Central de Relacionamento da Universidade para autoatendimento.

Esses modernos notebooks são mais leves, rápidos, seguros e de baixo custo. Possuem uma versão estendida do navegador Google Chrome e foram desenhados para realização de trabalhos e pesquisas. Ao contrário da maioria dos equipamentos, eles não possuem o sistema operacional Windows, mas um software chamado Chrome OS. A ideia é, basicamente, potencializar as experiências de navegação na internet.

O diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó (DTI), Lissandro Hoffmeister, explica que a escolha dessa tecnologia se deu pela arquitetura e baixo valor de investimento. “Após alguns testes é possível vislumbrar a possibilidade de uso do Chromebok em sala de aula, integrando a plataforma de gestão educacional Minha Uno com o hardware”, explica.

chromeO diretor de Apoio Acadêmico da Unochapecó, professor Hilário Junior dos Santos, destaca que essa é mais uma medida que facilitará os procedimentos realizados pelos estudantes. “Nos últimos anos, muitos serviços de ordem acadêmica e financeira foram digitalizados, com objetivo de agilizar o atendimento do estudante. Através dos Chromebooks, o acadêmico poderá fazer determinados procedimentos diretamente no terminal”, completa.

O investimento para instalação dos Chromebooks foi de 950 reais cada aparelho, um total de 3.800 reais. Custo benefício que já possibilita a projeção para o uso do aparelho como ferramenta didática para realização de pesquisas, aplicação de provas, trabalhos e processos seletivos específicos.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert
Google chromebooks