Uno recebe instituições para o Encontro Anual da Câmara Sul de Extensão

Geral

O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (ForExt), em parceria com a Unochapecó, promoveu na última segunda-feira (30/05), o Encontro Anual da Câmara Sul de Extensão. O evento aconteceu no Pollen Parque Científico e Tecnológico, e reuniu doze Instituições Comunitárias de Ensino Superior dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Doze instituições participaram do encontro

As atividades e debates propostos possibilitaram a troca de experiências entre as universidades, compartilhando conhecimentos e práticas dentro de cada curricularização. A manhã teve início com uma palestra ministrada pelo professor Adriano José Hertzog Vieira, tematizando 'Extensão no Território: Currículo e prática pedagógica'. Em seguida, os coordenadores dos cursos de graduação das universidades participaram de uma mesa redonda, com finalidade de expor projetos desenvolvidos em cada área. Durante a tarde, houve uma Assembleia Geral com os participantes, seguida por uma visita ao Pollen Parque e a Unochapecó. O dia seguinte (31/05) mostrou a prática da teoria exposta anteriormente, trazendo apresentações de trabalhos da extensão de cada instituição.

Para a diretora de Educação e Extensão, professora Cleunice Zanella, a característica comunitária da Unochapecó a diferencia no mercado: são levantadas discussões importantes acerca da curricularização da extensão, a qual se apresenta como grande desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES).

"Na minha leitura, é uma das maiores oportunidades para a extensão, porque até um passado recente nós tínhamos alguns estudantes e alguns professores atuando na extensão. Com a curricularização, todos os estudantes, obrigatoriamente, se envolverão na extensão e esse é o maior ganho sem dúvida alguma. O estudante ativo na extensão torna-se um profissional diferente. Nós queremos que os estudantes venham para a Uno, recebam e capacitem-se com todo o conhecimento técnico e com toda a qualidade acadêmica que a Universidade possui", enfatiza.

A Extensão

A Unochapecó possui mais de cem Programas e Projetos de Extensão, a maior parte deles faz parte do currículo dos cursos de graduação, possibilitando com que todos os estudantes da Instituição tenham acesso à prática da pesquisa e Extensão. São colocados em prática, também, projetos associados a instituições sociais, da comunidade e externas, e projetos de intervenção do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), os quais atuam nos municípios vizinhos de Chapecó.

"A Extensão se faz com a comunidade. Precisamos identificar problemas reais junto com a sociedade em que estamos inseridos, conversando, dialogando com as instituições e organizações. E a partir disso, trabalhamos conjuntamente em busca de soluções para a melhoria contínua. Outro ponto importante é que a Extensão é processual, assim, precisamos estar inseridos na comunidade, de forma a atender continuamente essas demandas e construir resultados juntos", sublinha a professora.

Visando o desenvolvimento sustentável, todos os programas oferecidos pela Universidade têm o dever de refletir a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), precisando deixar claro quais são relacionados à ação pesquisada. "Nós queremos que nosso estudante tenha algo além do conhecimento técnico e científico, saia da Universidade como um profissional responsável e com atitudes sustentáveis. Que quando estiver atuando no mercado de trabalho ou no ambiente familiar, saiba que também é responsável pela sua comunidade", finaliza.

Pollen
Extensao