Uno sedia Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso

Texto Jessica De Marco*

Nesta quarta (25/04) e quinta-feira (26/04), o novo Salão Nobre da Unochapecó recebe o seu primeiro evento. Trata-se do 9º Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (Senaler), uma ação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), por meio da Rede Nacional de Licenciaturas em Ensino Religioso (Reler). A atividade é aberta ao público e acontece pela primeira vez no Oeste catarinense.

Segundo o coordenador do curso de Ciências da Religião da Unochapecó, professor Elcio Cecchetti, o objetivo do evento é discutir a identidade pedagógica dos professores de Ensino Religioso a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O debate vai considerar as diferentes experiências de formação inicial nesta área em todas as regiões do país.

"É uma ação de grande importância para a área de conhecimento do Ensino Religioso, pois trata do tema da formação de seus professores. Além disso, visa subsidiar os trabalhos do Conselho Nacional de Educação (CNE) para definição das diretrizes curriculares para os cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões), pois até o momento elas não foram publicadas", comenta o professor.

O evento é organizado pela Unochapecó, por meio do curso de Ciências da Religião, do Mestrado em Educação e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria com o curso de Ciências da Religião da Furb e da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (Aspersc). Também recebe o apoio de outras instituições regionais e nacionais.

Programação

O seminário inicia na quarta-feira (25/04), às 19h. O presidente em exercício da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, professor Ivan Siqueira, será o primeiro palestrante do evento. Ele abordará o tema 'BNCC: estrutura, dimensões e competências gerais'. Na sequência, o professor Elcio Cecchetti, coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, ministrará a palestra 'Ensino Religioso na BNCC: unidades temáticas e objetos de estudo'.

Na quinta-feira (26/04), no período matutino, haverá uma mesa-redonda sobre 'Formação Inicial em Ensino Religioso: perfis dos egressos dos Cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil'. Os palestrantes são coordenadores ou professores de cursos de Ciência da Religião de várias universidades brasileiras, entre elas a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Centro Municipal Universitário de São José (USJ).

Após o intervalo do almoço, acontecerá o lançamento da obra 'Formação Inicial em Ensino Religioso: experiências em cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil', organizada pelos pesquisadores Adecir Pozzer, Lilian Blanck de Oliveira e Simone Riske-Koch. Na sequência, ocorre outra mesa-redonda para discutir a 'Identidade Pedagógica do Professores de ER à luz da BNCC'. A coordenação dos trabalhos será dos professores Ivan Siqueira (USP e CNE) e Gracileide Alves da Silva (UFPB e Fonaper).

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Seminario nacional das licenciaturas em ensino religioso
Ensino religioso
Ciencias da religiao