Uno traz pesquisadora da Nova Zelândia para falar sobre ovinocultura

Texto: Ana Paula Dornelles*

A Nova Zelândia é responsável pela exportação de quase 90% de carne de ovelha no mundo. Esse é um dos dados que a palestrante, a ovinocultora Dayanne Almeida, trouxe para o evento que aconteceu na última sexta-feira (13/04), no salão de Atos da Unochapecó, organizado pelo curso de Medicina Veterinária. Além de acadêmicos da Universidade, estudantes de outras Instituições estiveram presentes, assim como produtores da região Oeste e do Rio Grande do Sul. Dayanne é referência no setor de ovinocultura e responsável pelo canal 'Sheepnutter - Ovinocultura em foco'.

jtyjty

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Faccio, o evento possibilitou que o público compreendesse um pouco mais da realidade da ovinocultura neozelandesa, bastante diferente da praticada no Brasil. Para os estudantes, foi uma grande oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais. "Trazer para um grupo uma pessoa que é referência não apenas nacional, mas internacional, é muito bom. Ela traz inovações que para nós parece coisa de outro mundo, mas são extremamente simples de aplicar. Os alunos, com essa informação, conseguem levar 'um quê' a mais para a vida profissional", comenta.

Já para os produtores, foi uma forma de expandir os métodos de produção já utilizados. "Às vezes, uma coisinha só que eles conseguirem mudar já impacta muito, começa a melhorar o índice reprodutivo, a eficiência produtiva da propriedade. Isso já estimula eles a procurarem mais e mais informação", conclui Luciana.

Ao observar a produção de ovelhas na Nova Zelândia, explanada por Dayanne, é possível perceber que há muito para se aprender com as experiências exteriores. "Foi bom o que ela falou para nós termos uma visão de fora e tentar implantar aqui com os nossos produtores. Claro que em um primeiro momento não vai ser tão grandioso quanto a realidade dela, mas em termos de aprendizado tem muita coisa que dá pra ser implantada aqui", afirma a estudante do 7º período de Medicina Veterinária, Andressa Carpi.

Entre os pontos abordados por Dayanne, estavam a taxa de desmame dos ovinos da Nova Zelândia, a nutrição adequada dos animais e a forma de investimento feita no país neozelandês. Para ela, o principal objetivo da palestra foi incentivar e motivar os ovinocultores brasileiros, pois o país possui uma grande potencialidade nem sempre percebida.

op[o

"Aqui no Brasil nós temos um potencial muito maior que a Nova Zelândia porque estamos em um continente onde nós temos bem menos desafios que os neozelandeses têm, mas, nos falta às vezes coisas básicas como a nutrição. Então, trazendo um pouco da realidade de lá, talvez a gente olhe para nós mesmos e pense no que fazer para melhorar,  ao invés de ficar só reclamando", pontua.

Ao fim da palestra, os acadêmicos reuniram-se em volta de Dayanne para absorver ainda mais conhecimento e compartilhar seus encantos pelo aprendizado partilhado. A palestrante foi presenteada pela Unochapecó com uma camiseta da Chapecoense.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Ovinocultura
Medicina veterinaria