Unochapecó abre curso de Psicologia em São Lourenço do Oeste

Texto Vanessa Marquezzan*

Em constante desenvolvimento, o município de São Lourenço do Oeste gera uma demanda de profissionais qualificados. Para atender as necessidades da região, a Unochapecó está com inscrições abertas, até o dia 8 de outubro, para o novo curso de Psicologia na cidade. Um curso que se reinventa e reorganiza para se adequar ao mercado e as áreas de atuação. Ele vem com a qualidade e história da Unochapecó e abre novas possibilidades de pensar o Oeste catarinense a partir dos futuros profissionais.

Nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 3 no Enade, a graduação em Psicologia da Unochapecó possui reconhecimento regional e nacional. "Um curso respeitado, que representa para a Universidade a sua força e qualidade para desenvolver o ensino na área. Agora buscamos levar isso para o público de São Lourenço", destaca o diretor de Ensino da Unochapecó, professor Hilario dos Santos.

O curso tem o diferencial de possuir uma matriz curricular voltada às necessidades da região e aos espaços de atuação dos psicólogos. A matriz vai abranger as áreas consideradas clássicas da psicologia: processos clínicos, escolar e educacional, processos de gestão e trabalho. Outros temas importantes que serão tratados são políticas públicas voltadas à saúde, educação e assistência social, que, atualmente, é a área que mais emprega profissionais no país. Ainda, em relação aos estágios, o curso permitirá que o estudante tenha uma aproximação maior com a comunidade e os espaços de atuação.

Outro diferencial é o corpo docente formado por professores da região, que entendem e conhecem a realidade local. Conforme o diretor da unidade de São Lourenço, professor Haroldo Farinon, a graduação traz consigo a responsabilidade da Unochapecó em ofertar cursos que atendam a demanda regional, sempre com o foco na qualidade. "Para que os profissionais formados consigam atuar de forma eficiente e proporcionem uma prestação de serviço à comunidade de forma responsável e diferenciada", salienta.

A profissão, para a coordenadora do curso de Psicologia da Uno campus Chapecó, professora Maria Carolina da Silveira Moesch, tem muito a contribuir com a comunidade, principalmente para o desenvolvimento local e regional. "É um curso novo e competitivo para São Lourenço do Oeste, mas que não deixa de ter a qualidade, competência técnica e ética do curso do campus de Chapecó", ressalta.

Além do novo curso de Psicologia, a unidade de São Lourenço oferece, também, os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. De acordo com o professor Hilario, todos possuem uma base inteligente, através da integração das disciplinas em comum. "Elas permitem que os estudantes circulem entre os cursos e conheçam um pouco mais das outras áreas. Essa finalidade é sempre positiva, pois no mercado de trabalho essas profissões se cruzam", complementa.

Processo

Ao visitar o curso de interesse na página da Unochapecó, o estudante encontrará um link que o levará direto para a página de inscrição no Vestibular. Ao preencher todos os dados, os candidatos terão que pagar uma taxa de R$ 70. A inscrição só é efetivada com o pagamento deste valor.

No dia 05 de novembro os participantes recebem a confirmação do local de prova, que será realizada no dia 18 do mesmo mês. O gabarito preliminar será divulgado no dia 19 de novembro e o gabarito final sai no dia 27 de novembro. No dia 05 de dezembro serão conhecidos os aprovados no Vestibular.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica de Marco
Sao lourenco do oeste