Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó apresenta espaço inovador e programação de destaque na Efapi

Geral

De 6 a 15 de outubro, a capital do Oeste catarinense terá a oportunidade de vivenciar um momento histórico. Após seis anos de hiato, está de volta ao calendário chapecoense a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó - a tão querida Efapi. A feira, que hoje alcança o panteão das maiores feiras multisetoriais do país, completa 56 anos e chega à 21ª edição com expectativas altas. Com mais de 500 expositores confirmados, a Efapi deve movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios, além de prospectar a geração de 3,6 mil empregos temporários.

Encontre a robô Lena no estande da Uno e tire suas dúvidas sobre
os cursos de graduação e o programa Universidade Gratuita

A Unochapecó é presença permanente na Efapi desde a sua concepção e vive uma sinergia com o novo momento do evento. Neste ano, com a nova identidade visual e a proeminência da inovação em meio ao tripé educacional, a Uno figura em destaque. O estande está localizado no Pavilhão Altair Wagner (Pavilhão 1) e seu conceito aberto e orgânico reflete sustentabilidade e conectividade.

Para ocupar este espaço tão especial, a Unochapecó preparou uma programação que dá destaque às experiências do conhecimento em seus diferentes níveis. 

“Em todos os dias, teremos eventos temáticos, dando ênfase à cultura, ao esporte, à pesquisa, ao viveiro e muito mais. Também temos um espaço de inovação e nele temos muito a mostrar, como empresas incubadas e projetos que desempenhamos. Nossa programação está voltada a apresentar a pujança, o desenvolvimento e o sucesso que é a Unochapecó nos dias atuais. São muitas as transformações que vivemos nos últimos anos, que são a marca da nossa Uno e que ficam registradas na maior Efapi de todos os tempos”, afirma o Reitor, professor Claudio Jacoski.

De acordo com o Presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, há uma consonância entre o movimento da inovação presente na Unochapecó e no seio da indústria e dos negócios em Chapecó. “Observamos uma mudança global nos pavilhões e nos estandes que se projetam na Efapi, ainda mais bonitos e agora futuristas, que mostram o melhor que já somos. Estamos abertos ao nosso público, nossos estudantes e nossas famílias, assim como nosso campus também está. Na feira, vamos mostrar a Unochapecó, o Instituto Goio-en, o Colégio Uno, o Parque Tecnológico, que nos orgulhamos em manter e que representam a importância dessa Instituição”, refletiu.

Cronograma

A programação da Unochapecó na Efapi está organizada em datas temáticas, nas quais os projetos da Uno marcarão presença. Quem abre a agenda de ‘desfiles’ é o Dia da Cultura, no sábado (07/10), com apresentações da Orquestra de Câmara, do Coro Universitário, do Centro de Memória do Oeste e dos personagens do Literatório. No domingo (08), é hora de preparar a torcida: o Dia do Esporte será marcado pelas modalidades esportivas apoiadas pela Uno. 

Segunda-feira (09) é dia de celebrar a inovação no ensino médio, com a presença do Colégio Uno, que forma neste ano sua primeira turma de ‘terceirão’. Já na terça-feira (10), a celebração continua, mas com outra conquista: o aniversário de duas décadas da Incubadora Tecnológica e de dois anos do Pollen Parque Científico e Tecnológico. No dia seguinte (11), o dia é todo dedicado a quem faz acontecer: os técnicos-administrativos e docentes da Uno! E no dia da criança (12), é claro que a diversão é a pauta: vai ter máquina de pipoca, algodão doce, balões, pintura facial, personagens do Literatório e tatuagens infantis.

A reta final da Efapi conta com o Dia da Imprensa, na sexta-feira (13), que celebra os 25 anos do curso de Jornalismo e o impacto do curso na comunicação regional. No sábado (14), a programação encerra com o Dia da Conexão: momento especial para valorizar a presença da Uno na comunidade por meio dos Serviços e da Extensão, e no universo da pesquisa científica com os Programas de Pós-graduação.

Palco do Conhecimento

No mesmo Pavilhão, se encontra a entrada do Parque Desbravalley, um espaço especial de 800m² que reúne instituições de ensino e expositores voltados para a inovação, a tecnologia e as conexões. O espaço colaborativo, que tem sua abertura oficial na sexta-feira (06), às 18h, é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.

A programação do Pollen Parque no Palco do Conhecimento é diversificada e promete conectar a comunidade tecnológica ao público. No sábado (07/10), o foco da programação estará em política e cidades inteligentes, com painéis sobre o uso de lixeiras inteligentes, gamificação de hábitos saudáveis e como a tecnologia molda as cidades do futuro. O domingo será reservado às empresas expositoras, com uma palestra sobre propriedade intelectual. No dia seguinte, a ênfase recai na educação, com discussões sobre o desenvolvimento psicológico por meio da literatura e novos cenários na região oeste de Santa Catarina, além da Aprendizagem Baseada em Experiências e um encontro de reitores e diretores de instituições de ensino.

No dia 10 de outubro, o evento aborda inclusão de mulheres com uma discussão sobre o código por trás da inovação. O Dia da Criança, no dia 12 de outubro, traz uma sessão de cinema e uma análise sobre como nascem as heroínas, das páginas dos livros para as telas. Nos dias 13 e 14 de outubro, os tópicos envolvem pessoas, recursos humanos, empreendedorismo e ecossistema de inovação. O evento encerra em grande estilo no dia 15 de outubro com competições de robótica e uma maratona de programação.

Acompanhe!

As extensas parcerias entre a Unochapecó e a sociedade chapecoense possibilitam muitas oportunidades à comunidade acadêmica. Uma delas é a presença do curso de Jornalismo na cobertura completa da Efapi, com reportagens multimídia produzidas pelos estudantes. Clique aqui para acessar a Central Laboratorial de Informações Multimídia (Clim).

* texto: Leticia Sechini e Ana Ritta da Luz.

COMPARTILHE
TAGS
Uno
Pavilhão altair wagner
Estande
Efapi 2023

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image