Mestrado da Unochapecó aprova 11 artigos em congressos

Texto Paula Taffarel Benetti*

Os alunos e docentes do programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó tiveram 11 artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais. Dois deles serão apresentados no ICEE Energy and Environment que ocorre na cidade de Porto, em Portugal, no mês de junho.

O mestrado, que iniciou em 2015, qualifica sua primeira turma neste ano e teve origem nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração. Conforme o coordenador do Mestrado, professor Sady Mazzioni, o objetivo do programa é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional. “As aprovações das produções científicas nos eventos sinalizam a seriedade com que as atividades de pesquisa são tratadas no programa da Unochapecó”, conclui Mazzioni.

Os demais artigos foram aprovados no XVII USP International Conference in Accounting e no XI Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), considerados os principais eventos do país no debate de questões relevantes na área das Ciências Contábeis.

Artigos internacionais

Um destaque importante é a aprovação de dois artigos no Congresso ICEE Energy and Environment de Porto, Portugal. Devem ser apresentados os projetos “Práticas de responsabilidade social e ambiental adotadas pelas instituições financeiras” e “Indicadores de Sustentabilidade em Cadeias Produtivas Integradas: Modelo e Aplicação”, este último produzido pelo mestrando Tiago Francisco de Camargo. No ano passado, a produção foi apresentada no congresso Anpcont e agora ganha destaque internacional.

Uma das principais atividades econômicas da região, a criação de suínos, gerou arrecadação de 555,2 milhões de dólares ao país em 2016, o que representa mais de 274,1 mil toneladas exportadas e um aumento de 43,47% em relação a 2015. A relevância da produção e os cuidados com as questões de sustentabilidade são sempre requisitos dos importadores e da Legislação Brasileira. A partir dessa perspectiva surgiu o projeto de pesquisa que identifica o nível de sustentabilidade das Granjas Suinícolas da região Oeste.

Através de pesquisas de campo e de bancos de dados, Tiago pretende identificar se as práticas das granjas são sustentáveis. Para o pesquisador, saber que seu projeto será apresentado internacionalmente é gratificante. "Com a publicação no congresso temos um retorno do nosso trabalho, é um desafio novo ao mesmo tempo que adquirimos conhecimento", finalizou.

Congressos no Brasil

Os projetos selecionados para o Congresso Anpcont tratam de diferentes aspectos das Ciências Contábeis, três deles relacionados à Bolsa de Valores BM&BOVESPA. Outros sobre cooperativas agropecuárias e indicadores financeiros sobre a judicialização da saúde no município de Chapecó.  O Anpcont 2017 será realizado de 03 a 06 de junho em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para o USP International Conference in Accounting, que acontece entre os dias 26 e 28 de julho em São Paulo, foram selecionados três projetos: “Influência da governança corporativa na evidenciação voluntária de informações de natureza socioambiental”; “Influência da estrutura de propriedade e da gestão familiar no gerenciamento de resultados” e “Estrutura da contabilidade nas indústrias de Santa Catarina”.

*Estágiaria, sob supervisão de Ilka Goldschmidt

Congresso internacional