Unochapecó concorre a prêmio nacional de inovação como universidade do ano

Texto Jessica De Marco*

Receber indicações a prêmios é um demonstrativo de que o trabalho está no caminho certo. É assim que tem sido a educação com foco no empreendedorismo desenvolvida pela Unochapecó. Pelo terceiro ano consecutivo, a Instituição está entre as 10 pré-finalistas do prêmio Startup Awards, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A Uno concorre como ‘Universidade do Ano’ e, mais uma vez, é destaque nacional na área.

Além dessa categoria, a Unochapecó também é pré-finalista em outras três, por meio de startups da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech). Na categoria ‘Startup Revelação’ foi indicada ao prêmio a Neokohm. Na categoria ‘Impacto Social’ está a empresa Moeda Verde, e em ‘Startup do Ano’ a PackID.

“Estar presente dentro de quatro categorias em uma premiação que busca mostrar ao Brasil onde estão os destaques da inovação em vários setores é motivo de muito orgulho. Nós, enquanto Universidade, nos preocupamos muito com esse tema, porque acreditamos que a partir do desenvolvimento da inovação é que vamos oferecer condições melhores, tanto econômicas quanto sociais, para nossa população”, comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

O diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, reafirma que o resultado veio por conta do caminho que a Universidade vem trilhando na realização de atividades simultâneas de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, abrangendo estudantes de diferentes áreas do conhecimento. “Reafirma o compromisso da Universidade, que tem um papel fundamental de construir conhecimento e pesquisa que correspondam aos interesses reais da comunidade, como também transferir conhecimento construído para soluções de problemas cada vez mais complexos”, acrescenta.

Startups em destaque

A Unochapecó também comemora pelas suas startups, que figuram em três categorias entre as melhores. Este é o caso da Neokohm. A startup, que acaba de completar quatro anos, criou uma ferramenta de software e hardware que promove ainda mais transparência entre transportadoras, operadores logísticos e embarcadores no controle do transporte de mercadorias refrigeradas. “Fazer com que os produtos cheguem na mesa dos consumidores com a mesma qualidade de quando foram produzidos é um desafio de longa data deste mercado. Foi aceitando resolver esse desafio que a Neokohm trouxe disrupção para o mercado com uma tecnologia pioneira”, explica Allan Carniel, um dos empreendedores da startup.

A principal atuação é no transporte internacional, onde já somam mais de 34 mil cargas transportadas com zero perdas, somando uma economia líquida superior a R$ 6 milhões para os clientes.

“Além de muito trabalho e determinação da equipe, contamos com uma série de programas que financiaram a execução. E a Unochapecó faz parte da nossa história prestando estrutura e acesso a fontes de recursos de fomento à tecnologia e inovação”, acrescenta.

Concorrer como ‘Startup Revelação’ é resultado e reflexo da paixão com a qual o time encara os desafios, colocando sempre o cliente em primeiro lugar, além da busca pela excelência, prezando sempre pelo justo. “Essa é a linha de conduta que defendemos enquanto pessoas e empresa. Onde nossa missão vai muito além de resolver problemas através da tecnologia. Buscamos tornar o mundo um pouco melhor do que quando chegamos nele. Afinal, quando partirmos, tudo ficará aqui, principalmente nosso legado”.

Os dez pré-finalistas em cada categoria serão enviados à Academia Abstartups, que irá votar e selecionar os três finalistas de cada grupo até o dia 15 de outubro. Depois, eles participarão da premiação no CASE Startup Summit 2020, que será realizado entre os dias 19 e 23 de outubro.

*Jornalista - Setor de Marketing e Comunicação Unochapecó

Startup