Unochapecó é reconhecida como a 9° universidade mais empreendedora do Brasil

Geral

A Unochapecó está entre as 10 universidades mais empreendedoras do Brasil. É o que afirma o relatório da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), divulgado na última semana em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Apurado pelo Movimento de Empresas Juniores (MEJ), o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) conta com metodologia própria de avaliação, por meio de consulta pública de dimensões e indicadores.

Entre os meses de abril e setembro de 2023, o RUE avaliou as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir de pesquisa de campo com mais de 34 mil estudantes em todo o país. Seis dimensões foram avaliadas para compor a pontuação do ranking: as dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão, que medem o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma IES; e as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro, que medem as condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.

No ranking geral, a Unochapecó figura em 9º lugar na lista de classificação nacional, em 2º lugar entre as instituições de Santa Catarina e em 3º lugar em toda a região Sul. Já entre as dimensões avaliadas separadamente, o destaque nacional se deu na 2ª colocação nacional em Infraestrutura, na 6ª colocação em Inovação e na 10ª colocação em Cultura Empreendedora.

>> Clique para acessar o relatório completo do Ranking das Universidades Empreendedoras 2023 <<

A posição da Unochapecó no RUE reflete uma abordagem proativa em integrar o espírito empreendedor em todos os aspectos da vida universitária, que é evidenciada especialmente pela estrutura do Pollen Parque Científico e Tecnológico. “A Unochapecó se destaca ao promover o pensamento inovador, o desenvolvimento econômico sustentável e oportunidades educacionais de qualidade desde os primeiros contatos do acadêmico com a Universidade. Neste sentido, o Pollen Parque permite fomentar a cultura da inovação para além das fronteiras do campus. Essa abordagem prática não apenas enriquece a experiência educacional, mas também prepara os futuros profissionais para contribuírem de maneira significativa para a economia local e global”, destaca o Diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello.

Este reconhecimento também fortalece os laços entre a instituição e o setor empresarial. Parcerias estratégicas, estágios e programas de pesquisa colaborativa são incentivados, proporcionando aos alunos oportunidades únicas de se envolverem diretamente com as demandas do mercado.

“Essa interação não apenas enriquece o aprendizado, mas também cria pontes valiosas entre a academia e o setor produtivo por meio do fomento ao empreendedorismo local. Incubadoras de empresas, apoio a startups e iniciativas comunitárias são algumas das maneiras pelas quais a instituição contribui para o desenvolvimento econômico da região. O compromisso de servir como um agente de mudança positiva na comunidade é uma parte integral da identidade da Unochapecó e do Pollen Parque”, destaca Barichello.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a colocação da Universidade no ranking é o reconhecimento de um projeto que ainda está em desenvolvimento e já oferece resultados, o que aponta condições de ainda mais sucesso para o futuro. “Quando a própria comunidade reafirma que somos uma Universidade Inovadora e Empreendedora, nos dá a certeza que firmamos nosso compromisso em transformar o modelo educacional existente no país. Este é um passo significativo em direção a uma educação mais alinhada com as necessidades do século XXI e ao fortalecimento do tecido social e econômico da comunidade local”, destaca.

Com uma história de 53 anos de impacto na realidade da região Oeste, a Unochapecó se mantém comprometida em promover a formação integral humana e cidadã por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Desde a sala de aula até os laboratórios de pesquisa, a universidade tem buscado cultivar uma cultura que estimule a criatividade, a inovação e o pensamento empreendedor entre seus alunos, corpo docente e corpo técnico.

“Parabenizo toda nossa comunidade acadêmica que não só acredita no projeto, como tem reproduzido ações incríveis que nos colocam nesta posição tão destacada em nível nacional. Com o sentimento de realização pela caminhada da nossa Instituição, a premiação certamente solidifica o que temos expressado reiteradamente, que somos uma das mais inovadoras universidades do país!", conclui Jacoski.

Conheça o RUE

Segundo o documento que apresenta o Ranking das Universidades Empreendedoras, o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável ao desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. Isso requer uma postura empreendedora, caracterizada pela proatividade na resolução de problemas, disposição para assumir riscos e aproveitar oportunidades.

O ranking de 2023  é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com pontuação de 64,69. As instituições seguintes à frente da Unochapecó são: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 64,38 pontos; Universidade Federal de Viçosa (UFV), 61,27 pontos; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 59,14 pontos; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 58,52 pontos; Universidade Federal de Itajubá (Unifei/MG), 57,74 pontos; e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), 56,58 pontos. Na 9ª colocação, a Unochapecó figura com 56,04 pontos.

Rue 2023
Ranking das universidades empreendedoras
Confederação brasileira de empresas juniores