Unochapecó e Unimed formam turmas do Curso Técnico em Enfermagem In Company

Mercado

Nos últimos anos, Chapecó se consolidou como um importante polo médico, atendendo a demandas do Oeste catarinense, do sudoeste do Paraná e noroeste gaúcho. Mais de 100 municípios buscam diariamente por atendimento em Chapecó, que é referência pela qualidade dos serviços prestados em diversas áreas de complexidade. Para assegurar a excelência e a garantia do acesso universal à saúde, é imprescindível a formação de profissionais qualificados em todas as etapas de atendimento.

Diante deste cenário, a Unochapecó e a Unimed Chapecó se unem para oferecer o Curso Técnico em Enfermagem In Company, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). O curso propõe uma formação pautada na realidade da região. A atividade dos técnicos em enfermagem perpassa o cuidado no contexto individual, familiar, social, político, cultural, demográfico, epidemiológico e ético, com foco no atendimento integral aos indivíduos nas diferentes fases da vida e contextos.

Em uma cerimônia marcada pela emoção, 37 novos técnicos em Enfermagem receberam seus diplomas e estão aptos a colocar em prática o ‘jeito de cuidar Unimed’. Os formandos integraram a 2ª e a 3ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. O evento foi realizado na quinta-feira (14/12), no Salão Nobre da Unochapecó.

O Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, ressaltou a importância da cooperação entre as duas entidades, que têm como cerne o associativismo. Na condição de universidade comunitária, a Unochapecó tem como prioridade contribuir para o crescimento regional por meio da produção de conhecimento, da inovação e da ciência, buscando melhorar a qualidade de vida da sociedade.

“A Universidade tem orgulho de estar junto com a Unimed, uma cooperativa que demonstra qualidade e cuidado dedicado à saúde da população regional. Essa parceria oferece formação responsável, ética e de qualidade para os estudantes da área técnica, preparando-os para atuar no mercado de trabalho. É uma parceria que traz benefícios significativos para o futuro da saúde no Oeste catarinense”.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde da Unimed Chapecó, Jussara Spagnol, destacou que as responsabilidades dos novos profissionais irão alcançar uma variedade de tarefas essenciais para garantir o bem-estar dos pacientes e a excelência no atendimento prestado, que são prioridades para a cooperativa. “A Unimed Chapecó tem o objetivo de investir na formação de profissionais que vistam a camisa e se dediquem ao máximo para entregar o propósito da nossa existência que é cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Desejamos que esses profissionais permaneçam conosco e que trilhem uma trajetória profissional com muito sucesso e sempre baseada nos preceitos éticos, no respeito, na humanização e no cuidado aos nossos pacientes”, afirmou.

Também compuseram a mesa de honra a coordenadora do CAPS, enfermeira Ingrid Pujol, representando o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues; a conselheira Maria Elisabeth Kleba da Silva, representando o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina; a docente Caroline Correia, representando a coordenadora do curso, professora Karen Cristina Kades Andrigue. A cerimônia também foi prestigiada por gestores, autoridades, professores, comunidade acadêmica, profissionais da Unimed Chapecó, familiares e amigos dos novos profissionais.

* com informações MB Comunicação.

Unimed
Técnico em enfermagem