Unochapecó Fashion Day conta a história da região através da moda

Cultura

Cores, texturas, modelagens, silhuetas, tecidos e acessórios que contam a história de uma região inteira. Este é o objetivo do 7° Unochapecó Fashion Day, que nesta edição tem como tema “Rusticidade: Memórias da Nossa Terra. O evento, promovido pelos acadêmicos do oitavo período do curso de Design de Moda e realizado pela Unochapecó, com o apoio da Fapesc (Fundação Amparo á Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e o Núcleo das Indústria do Vestuário do Oeste Catarinense, acontecerá no dia 7 de novembro, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). O desfile inicia a partir das 19h, e a entrada será através da doação de brinquedos, que serão doados para crianças carentes no Natal.

A história do Oeste será contada através de oito fases, cada uma delas abordando uma época distinta da região. A primeira fase reflete a época em que os índios Guarani e Kaingang, os primeiros moradores e donos da terra. Esta parte do desfile reflete os aspectos culturais, os valores e as crenças das duas tribos. Todos os aspectos, desde a cartela de cores até os acessórios, foram escolhidos para valorizar a tradição dos índios regionais.

Além da história indígena, também serão abordadas as histórias de imigração e colonização, da Guerra do Contestado, dos balseiros e do Ciclo da Madeira, Ciclo da Erva Mate e o processo de industrialização. A Fase 7 retrata a arte e a cultura de Chapecó, através de homenagens aos artistas da região, e por fim, a Cidade das Rosas, inspirada nos característicos jardins de rosas, facilmente encontrados em Chapecó antigamente.

Unochapecó Fashion Day completa sete anos de existência nesta edição. Neste período, já desfilaram pelas passarelas do evento 693 criações. “As peças são produzidas por designers jovens, inovadores e criativos, que concretizam seus sonhos em forma de projeto têxtil”, afirma a professora Rachel Quadros, coordenadora do evento. Segundo Rachel, o evento, sem fins lucrativos, tem como objetivo  proporcionar o reconhecimento de novos talentos em Design de Moda. “Nossa missão é priorizar o espírito criativo, além de valorizar a moda regional”, acrescenta.

A realização do projeto Unochapecó Fashion Day só pode ser possível com o apoio da FUNDESTE (Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste), Fapesc, NIVOC (Núcleo das Indústrias do Vestuário do Oeste Catarinense), Ceom (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), Museu Histórico de Pinhalzinho, Erva Daninha, Erva Mate Tertúlia, Kozzer Manequins e Maneiras e ARCUS indústria Gráfica.

Unochapecó fashion day
Moda