Unochapecó finaliza curso de Desenvolvimento Regional Sustentável

Em dezembro, a Unochapecó São Lourenço do Oeste finalizou o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável. A especialização foi subsidiada pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes), da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, e está muito ligada à missão da Universidade. Vinte e quatro estudantes realizaram a pós e apresentaram seus trabalhos de conclusão do curso (TCCs) durante o seminário de Socialização de Pesquisa, realizado nos dias 30/11 e 01/12.

Durante os 16 meses de atividades, as disciplinas possibilitaram uma visão ampla aos pós-graduandos de como a ação humana é determinante para a manutenção ou a transformação de situações diversas. Os cursistas foram orientados pelos professores Leonel Piovezana, Arlene Anélia Renk, Silvana Winckler, Daniela Di Domenico Provin, Rodrigo Barrichello e Silvana Dalmutt Kruger.

Para contribuir com o desenvolvimento coletivo, como trabalho de conclusão de curso, cada pós-graduando precisou identificar um problema do seu contexto e, na sequência, elaborar um projeto de captação de recursos. Os projetos foram produzidos para situações determinadas da região, mas podem ser replicados em outros locais, pois tratam do desenvolvimento da sociedade, das pessoas e de cuidados com o ambiente. Os trabalhos abordaram temas como água, energia, alimentação, lixo, animais, formação de pessoas, valorização histórica, empreendedorismo, entre outros.

O seminário proporcionou o compartilhamento das possíveis soluções aos problemas identificados. A conclusão, de acordo com a coordenadora da pós-graduação, professora Neli Bastezini Kronbauer, resulta de trabalhos conjuntos, envolvendo Estado, Instituição, estudantes e professores. "Todas as disciplinas provocaram reflexões acerca do que é e de como ocorre o desenvolvimento regional sustentável, seja por meio de pequenas ou de grandes ações. Já que ele se efetiva quando tem o ser humano como protagonista dos diferentes espaços e das diferentes dimensões sociais", comenta Neli.

O próximo passo é realizar o encaminhamento das propostas às autoridades públicas e a potenciais fomentadores. De acordo com Neli, o trabalho foi uma tarefa desafiadora a todos, mas que pode resultar na transformação das pessoas e de diferentes espaços. "Sonhar é possível. Visualizar um mundo melhor também!", conclui.

Tcc
Pos