Unochapecó inaugura curso em Nanociência e Nanotecnologia

Inovação

Texto Juliane Bee*

Nesta segunda-feira (18/09), o auditório 1 do Bloco R foi palco da primeira aula do curso em Nanociência e Nanotecnologia da Unochapecó. A disciplina é conduzida pelo professor e pesquisador Massimo Bersani, membro gestor da Fondazione Bruno Kessler  (FBK), de Trento, na Itália. O curso, ministrado em inglês, aborda os avanços atuais da nanotecnologia e seus benefícios nas novas tecnologias e nos setores empresarias. As atividades acontecem até o fim de outubro.

Segundo o professor Marcio Fiori, que integra o projeto de parceria com a FBK, o curso faz parte de um conjunto de ações de internacionalização dos programas de pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação, Ciências Ambientais e Ciências Contábeis e Administração da Universidade. Para ele, esse processo é um passo fundamental para os cursos de pós-graduação alcançarem a excelência.

Conforme o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o curso em Nanociência e Nanotecnologia é de extrema relevância para a internacionalização da Universidade. A disciplina é ministrada totalmente em língua inglesa, fato que, segundo o reitor, deve se tornar frequente nos próximos semestres. "O curso é uma oportunidade de oferecermos para nossa região o que se tem de mais atual em Nanotecnologia, por meio de um pesquisador experiente e de destaque no circuito de pesquisa europeu", destaca.

Participam da disciplina estudantes dos cursos de graduação e mestrado, egressos e professores da Universidade. De acordo com o professor Marcio, na pós-graduação há grupos de pesquisa que atuam na área de nanotecnologia e com processos de inovação envolvidos com a temática. Ele comenta ainda que o professor Massimo vai ministrar outros projetos na Universidade. "Em 2018, será lançada uma pós-graduação envolvendo inovação, startups e tecnologia, com estágios na Itália", adianta.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Nanociencia e nanotecnologia
Inovacao