Unochapecó inaugura espaço de apoio à amamentação

Saúde

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade, além de ser um direito humano fundamental, é uma prática orientada pela Organização Mundial da Saúde como decisiva para o futuro de toda a população. A amamentação oferece benefícios para a saúde das mães e dos bebês em diversos níveis - desde a redução da mortalidade neonatal até a diminuição do risco de câncer de mama nas mulheres.

A sala fica no bloco H, anexa ao Salão de Atos

Para incentivar e acolher as mães lactantes que frequentam a Unochapecó, foi lançada na última terça-feira (9) a Sala de Apoio à Amamentação. Trata-se de um espaço especial, idealizado pelos acadêmicos da sétima fase do curso de Enfermagem e realizado em parceria com os cursos da Escola da Saúde e com a Pró-Reitoria de Administração. O local conta com poltronas, bebedouro, trocador, além de insumos para troca de fraldas e outros materiais necessários para o conforto das mães e acompanhantes. A sala é destinada tanto para acadêmicas quanto professoras, técnicas e usuários da estrutura do campus em geral.

Para o pró-reitor de Administração, José Alexandre De Toni, a iniciativa vai ao encontro dos avanços da Unochapecó nas ações de acolhimento a quem convive no campus.

“Fazer a entrega desta sala, espaço ao mesmo tempo simples e muito importante para todas as mães. Estamos no início de mais um semestre e é sempre bom receber a todos novamente com ações efetivas para os alunos, e nós nos colocamos à disposição dos alunos para quando quiserem conversar com a Pró-Reitoria de Administração, acredito que podemos resolver questões importantes de forma eficiente dessa forma. A Universidade conta com mais de 40 cursos de graduação, atendendo toda a região, inclusive noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná, e precisa avançar sempre mais no acolhimento a todos. Esperamos que essa iniciativa venha a contemplar as expectativas do grupo. Sabemos da organização e agradecemos a todos os envolvidos nesta pequena obra que atende a uma questão tão importante”, lembra De Toni.

SMAM-2022

O lançamento da Sala de Apoio à Amamentação foi inserido na programação da primeira Semana Mundial de Aleitamento Materno: AmamentaUno. O evento, que reuniu todos os cursos da Escola da Saúde, teve como objetivo promover reflexões sobre a amamentação, fortalecendo a capacidade dos profissionais e futuros profissionais em proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade.

Em sua fala, a professora Jucimar Frigo apresentou dados sobre o panorama do aleitamento materno no Brasil, e destacou o grande potencial dessa prática para promover a saúde das mulheres,das crianças e, por consequência, de toda a população. A amamentação, segundo ela, não é responsabilidade apenas da mulher, mas também de toda a rede de apoio, que vai do contexto familiar até o alcance dos profissionais da saúde. É onde se encontra a importância de formar profissionais que ofereçam conhecimento e empatia acerca do tema.

“Falar sobre aleitamento materno é um prazer imenso. O aleitamento materno é um direito fundamental, humano, e quando bem sucedido, ele permite diminuir a mortalidade de uma população inteira. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que nós, como profissionais da saúde, em um atendimento multi e interdisciplinar, possamos auxiliar, cuidar, promover e incentivar essa prática. Uma das formas para incentivarmos o aleitamento materno é oferecer um espaço como esse, que nasceu no nosso coração”, garante Jucimar.

O debate foi pautado na formação de profissionais
para auxiliar nesse processo

A primeira noite de evento, que ocorreu no dia 9, contou com uma roda de conversa com o tema 'Desafios para a garantia do Aleitamento Materno: o compromisso é de todos'. Professoras e coordenadoras dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia integraram a mesa e expuseram os pontos de vista de suas áreas sobre a amamentação. Já na segunda noite, o debate foi centrado nos relatos de profissionais de enfermagem que atuam nos serviços de saúde. Além da professora Jucimar Frigo, do curso de Enfermagem, que mediou o debate, estiveram presentes a professora e mestre Andreia Dall’Agnol, que abordou a temática dos bancos de leite humano, e da enfermeira Jane Tavares Gomes, que falou sobre a prevenção de intercorrências mamárias para evitar o desmame precoce.

Saude
Amamentacao