Unochapecó incentiva doação de sangue na campanha Junho Vermelho

Texto Andressa Pomagerski*

Uma média de 400ml de sangue não faz falta no organismo, mas ajuda a salvar uma vida. Essa é a quantia recolhida quando alguém escolhe ser doador de sangue. Dentro de poucas horas, o organismo se recompõe e fica o sentimento de dever cumprido. Uma atitude que Unochapecó estimula entre os seus funcionários. Para tornar a ação ainda mais forte, a Instituição participa da campanha Junho Vermelho, idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) em conjunto com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). A iniciativa está na segunda edição.

O mês é voltado para a conscientização sobre a importância de ser um doador e também para a mobilização da população. Segundo a diretora de desenvolvimento humano da Unochapecó, Aline Denchinski, a instituição recebeu o convite da Acic e aceitou participar com muito gosto. “Através da doação podemos despertar o espírito de solidariedade das pessoas. Somos uma Universidade Comunitária e buscamos, além de formar profissionais, contribuir com a comunidade na qual estamos inseridos.”

As empresas que aderirem a campanha ganham um selo virtual de Empresa Solidária, com validade de um ano, para ser usado em documentos impressos ou eletrônicos. Para Aline, o selo é um complemento para certificar que a Universidade é realmente uma empresa solidária e com responsabilidade social.

Doação

Toda a comunidade pode participar da campanha. Durante os dias 3, 5 e 7 de julho uma van sairá da Unochapecó para levar os doadores até o Hemosc. O transporte sai da Universidade a partir das 8h30 nos dias 3 e 5, e às 14h no dia 7. Os interessados devem ligar para o número 3321-8147 e inscrever seu nome. No data marcada, é necessário levar um documento oficial com foto.

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 69 anos. Quem tem entre 16 e 17 anos, há a necessidade de uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis e, no momento da doação, estar acompanhado dos mesmos. O peso mínimo é de 50kg, descontadas as vestimentas.

O candidato deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados pelo corpo e não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Ter uma boa noite de sono e, nas quatro horas que antecedem a doação, fazer refeições leves e não gordurosas também são requisitos essenciais.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Empresa solidaria
Doador de sangue