Unochapecó integra diretoria do Conselho de Reitores

Texto Jessica De Marco*

Nos dias 2 e 3 de outubro, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) realizou o 6º Fórum de Reitores, em Balneário Camboriú. O encontro aconteceu no Centro de Eventos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ocasião em que também foi eleita a nova diretoria do CRUB para o biênio 2017-2019. Nos próximos dois anos, o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, integra a diretoria como membro do Conselho Deliberativo.

Segundo ele, o CRUB congrega todas as universidades do Brasil e é um importante espaço de debates e de posicionamento a respeito da educação superior no país. "O CRUB, historicamente, já produziu soluções importantíssimas para a educação. Colocar a Unochapecó neste cenário é de suma importância, pois nossa Instituição estará, de certa forma, representando o nosso Sistema Acafe e as instituições comunitárias do país", afirma. Para o reitor, é um grande orgulho participar do conselho e colaborar com o fortalecimento das instituições comunitárias de educação superior do Brasil. "Além, é claro, de representar a nossa Unochapecó, escrevendo seu nome em um seleto grupo de instituições nacionais", acrescenta.

O Fórum teve como temática principal “A ética e a Universidade”. A palestra de abertura contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, o jurista Alexandre de Moraes, que falou sobre a ética da sociedade e os compromissos da educação. Na oportunidade, também ocorreu pela primeira vez, a sessão de outorga da Comenda de Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras. A premiação destaca profissionais de instituições de ensino superior com desempenho reconhecido nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social ou com projetos importantes nessas áreas.

O evento ainda contou com a participação ativa do Ministério da Educação (MEC), nos debates dos diversos temas sobre a educação superior. Representantes da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) ministraram debates durante o Fórum, que também contou com uma palestra sobre o projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério da Defesa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
reitor
Educacao superior
Diretoria