Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó investe em tecnologia para o retorno gradual das aulas presenciais

Inovação

Texto Jessica De Marco*

 

Desde o fim de julho, a Unochapecó está preparando um retorno gradual das suas aulas presenciais. Algumas atividades práticas e estágios, assim como aulas dos cursos de pós-graduação, tanto de especialização quanto dos programas de mestrado e doutorado, já estão ocorrendo presencialmente. Agora, este retorno acontece também para algumas disciplinas teóricas, a partir da próxima quarta-feira (14/10). A volta respeita a legislação que permite até 30% de ocupação dos espaços e leva em conta a utilização do sistema remoto para estudantes e professores que tenham alguma dificuldade ou que sejam do grupo de risco. Além de normas de segurança estabelecidas por meio de um protocolo específico de biossegurança, a Unochapecó tem novidades na parte tecnológica para facilitar esse processo. Trata-se da primeira instituição de ensino superior do Sul do Brasil e uma das pioneiras no mundo a adotar uma tecnologia com recursos de inteligência artificial para aulas.

A pandemia trouxe uma série de mudanças no mundo, inserindo cada vez mais as ferramentas tecnológicas em nossa rotina. Mesmo quando tudo isso passar, e o retorno das aulas ocorrer por completo, o mundo nunca mais será o mesmo, e o uso do meio remoto continuará. Por isso, a Universidade investiu em equipamentos de alta tecnologia para suas salas de aula. Inicialmente, foram adquiridos 50 equipamentos para colocar tanto os estudantes que estão acompanhando a aula em casa, quanto presencialmente, numa experiência única.  

O equipamento possui câmera Full HD 4k e tem inteligência artificial incorporada. Entre suas diversas funções, tem a capacidade de seguir o professor em sala de aula, podendo o aluno acompanhar em tempo real, mesmo que o professor se movimente. É como se um operador de câmara estivesse filmando ao vivo. Tem a capacidade, também, de criar zonas de som. Se estivesse em webcam, por exemplo, todo o áudio da sala seria capturado, como conversas, passos, etc. Mas esse equipamento tem um sensor de abafamento de ruídos, para quem estiver acompanhando de casa apenas ouvir o que o professor está falando.

Também há duas opções de zoom para que o estudante possa ver com facilidade o que está escrito no quadro. Basta o professor clicar em uma delas. Para completar toda essa tecnologia, e integrar ainda mais os ambientes presencial e virtual, serão instaladas nessas salas de aula um outro projetor, para que o professor e os estudantes que estejam presencialmente possam enxergar os acadêmicos que estão de casa acompanhando a aula. Segundo o diretor de TI da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, vivemos a plenitude do novo normal, que está associada a uma mudança drástica no ensino superior. 

“Se fez necessário encontrar alternativas para realizar as atividades que a pandemia não permite mais serem realizadas como antes. Uma grande transformação no modo de fazer as coisas e uma grande oportunidade. A Unochapecó, precursora em sua região de atuação em inovação tecnológica, passa a oferecer à comunidade acadêmica esta nova experiência. Essa tecnologia com recursos de inteligência artificial permite que alunos que estão acompanhando suas aulas de forma remota consigam ter a mesma experiência do aluno que está acompanhando a aula de forma presencial Ou seja, unimos em um único ambiente o professor, o aluno em sala e mais o aluno remoto, com alta qualidade de som e imagem e interatividade”. 

Lembrando que todos os estudantes que estiverem presencialmente na Unochapecó deverão seguir as normas de biossegurança, disponíveis no Plano de Retorno Gradual.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Tecnologia
Inovacao
Aulas remotas
Aulas presenciais

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image