Unochapecó lança o aplicativo Lista de Chamada

Texto Juliane Bee*

Presença constante no dia a dia da maioria dos estudantes, o uso do celular em sala de aula é motivo de debates há muito tempo. Com o avanço da tecnologia, o antes vilão, se tornou hoje um aliado. Atualmente é utilizado como ferramenta educacional por muitas Instituições, a exemplo da Unochapecó. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade vem desenvolvendo diferentes aplicativos que facilitam a vida de toda a comunidade acadêmica. A última novidade é o app Lista de Chamada, que permite aos professores registrarem a presença dos alunos pelo celular, de forma rápida e prática.

Conforme o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Lissandro Hoffmeister, nos últimos anos, a Unochapecó vem investindo em tecnologias que facilitam a vida dos usuários das plataformas digitais da Universidade. Segundo ele, para desenvolver o Lista de Chamada, o primeiro passo foi criar uma estrutura híbrida que permitisse que os recursos fossem acoplados a todo momento a este recurso, garantindo performance e, o mais importante, não cometendo o erro de criar um novo aplicativo para cada funcionalidade. "O ideal é que o usuário encontre todas as ferramentas que precisa para desenvolver suas atividades acadêmicas no aplicativo oficial da Unochapecó", destaca.

Lissandro explica que a DTI iniciou os projetos mobile ainda em 2015, devido ao crescente uso do smartphone, que já substitui várias atividades até então possíveis somente através do computador. "Estamos trabalhando em projetos que garantam a mobilidade do professor em sala de aula, e o aplicativo é uma dessas ferramentas. O Lista de Chamada identifica qual aula o professor está ministrando naquele dia e horário e já direciona para a disciplina, além de disponibilizar dados sobre a turma. Também utilizamos recursos disponíveis no smartphone, como o ditado. O professor dita o conteúdo que está ministrando e o aplicativo transforma em texto", finaliza.

Tecnologia x Educação

O ensino híbrido, que combina a educação tradicional e o uso da tecnologia, por meio de ferramentas digitais, já é realidade na Unochapecó. Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Silvana Muraro Wildner, o uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável, reconhecida por todos os professores que acompanham as tendências na área. "Muitas vezes a forma que os recursos tecnológicos são empregados em cada situação nem sempre é clara. Este é o grande desafio do professor, utilizar a tecnologia de modo a descobrir de que maneira ela pode ser usada para melhorar o aprendizado dos alunos", analisa.

Segundo a professora, quando bem utilizada, a tecnologia é sempre bem-vinda para auxiliar na execução das tarefas rotineiras do professor. O tempo utilizado para o registro da frequência em sala de aula, uma exigência a ser cumprida, diminui significativamente com o uso do aplicativo Lista de Chamada. Ou seja, deixa mais tempo disponível para os conteúdos a serem trabalhados em sala. "Outro benefício é a praticidade, pois a chamada pode ser realizada pelos professores não apenas nos ambientes da Universidade, mas também em outros locais em que, por ventura, a aula esteja ocorrendo".

Proximidade com o estudante

A professora Valéria Feijó faz parte do grupo de docentes que experimentou o aplicativo em sua fase de testes. Para ela, o Lista de Chamada facilita muito a vida do professor.  "Ministro aulas em muitas turmas, então as vezes confundo os alunos. Uma das ferramentas do Lista de Chamada é a foto dos estudantes, temos acesso ao ícone de cada um e também a foto tirada no dia da matrícula", conta.

De acordo com a professora, as pessoas tendem a usar smartphones e tablets como extensões do corpo e quanto mais ferramentas o aplicativo  puder executar de forma eficiente, melhor. "Cada vez mais precisamos usar a tecnologia a favor da educação superior a fim de aproximar o estudante e o professor. Tanto o Lista de Chamada, quanto outras ideias que estão sendo pensadas pela DTI, funcionam nessa lógica".

Valeria comenta que gosta muito de aplicativos e sempre busca apps que melhorem sua produtividade em sala de aula. "Antes o app da Unochapecó tinha funcionalidades específicas para estudantes e agora os professores também podem usá-lo de outras formas", explica.

Lista de Chamada

A ferramenta está disponível no aplicativo da Unochapecó para as versões iOS e Android. Para acessar, basta localizar o perfil 'Professor', opção 'Minha Uno'. Ao clicar na Lista de Chamada, o aplicativo reconhece se o professor está em horário de aula naquele momento, listando os alunos matriculados. A chamada poderá ser feita via aplicativo durante a disciplina, com uma tolerância de 15 minutos antes e após o horário da aula.

Lissandro conta ainda que outros recursos devem ser disponibilizados em breve na Universidade. "Estamos concluindo o projeto de reestruturação de nossa rede wi-fi ainda este ano, o que deve proporcionar novas experiências a nossos usuários", adianta.

Confira o passo a passo para utilizar o aplicativo Lista de Chamada

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Lista de chamada
Inovacao
Diretoria de tecnologia da informacao