Unochapecó lança projeto Memórias para o futuro

Texto Jessica De Marco*

O projeto Memórias para o futuro foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira (27), com a palestra do professor Flávio de Lemos Carsalade, teórico reconhecido na área do patrimônio. Estudantes de Arquitetura e Urbanismo acompanharam o diálogo, no Salão de Atos da Unochapecó, e agora dão início às atividades da Maratona de Projetos.

Flávio repassou embasamento teórico e prático aos acadêmicos, que terão a missão de elaborar propostas arquitetônicas para possíveis mudanças no centro de Chapecó. Até 31 de março eles farão o levantamento dessas ideias, que serão apresentadas nos demais encontros.

O projeto Memórias para o futuro tem como propósito pensar no futuro de Chapecó com base na sua identidade histórica, resgatando características que marcaram a cidade. As propostas levarão em consideração fatores que promovem a qualidade de vida da população.

Segundo o palestrante, a atividade proposta pela maratona é muito importante, por considerar o grande compromisso dessa geração com o desenvolvimento sustentável. "Não podemos mais ter um desenvolvimento nos padrões que temos. E, nesse caso, o patrimônio histórico é fundamental pilar dessa sustentabilidade", comenta.

sdfsd

Flávio repassou aos acadêmicos os novos conceitos que envolvem o patrimônio histórico, que deixou de estar ligado somente a edifícios antigos, apresentando uma relação muito viva com a cidade e os habitantes. "O patrimônio histórico está relacionado à vida urbana, à identidade das pessoas com a cidade", acrescenta.

O projeto

Para contribuir com a discussão, o projeto Memórias para o Futuro trará ainda palestrantes do Brasil e do exterior durante todo o ano. Os convidados abordarão assuntos como infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade. Todos os debates resultarão na publicação de um e-book, uma contribuição da Unochapecó para o futuro da cidade.

O Memórias para o futuro também faz parte do projeto Centenário de Chapecó, que será lançado pela Universidade no dia 4 de abril.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Patrimônio histórico