Unochapecó oferece atendimento especial na área da saúde

*Texto Andressa Pomagerski

A Unochapecó possui vários setores que prestam serviços à comunidade, incentivando o desenvolvimento econômico e social de Chapecó e da região. Entre essas atividades, se encontram importantes atendimentos na área da saúde, como a Clínica Escola de Medicina e de Odontologia. Além de servirem como um local de aprendizado, esses espaços oferecem atendimento especial à população.

Os dois ambientes funcionam como uma extensão da sala de aula. Depois de toda a teoria, os estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia colocam em prática o aprendizado adquirido, realizando os atendimentos à comunidade, sempre com a supervisão de seus professores.

A Clínica de Medicina presta serviços nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia. Também são oferecidas consultas de Pediatria, com 12 vagas por dia, mediante agenda. Segundo a coordenadora da Clínica e professora do curso de Enfermagem, Karen Andrigue, o atendimento sempre acontece com dois estudantes do curso de Medicina e um professor médico na supervisão. "A consulta é diferenciada, ela dura no mínimo uma hora, e os estudantes sempre fazem uma análise geral do histórico e exame físico de cada paciente. Todos os pontos são investigados e o retorno que temos dos pacientes em relação ao atendimento é sempre muito positivo."

Localizado no segundo piso do bloco G3 da Unochapecó, a Clínica de Medicina atende à tarde e os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (49) 3321-8459 ou (49) 3321-8458.

Para atendimento odontológico, a clínica da Unochapecó conta com três unidades, duas localizadas dentro do campus da Universidade, e uma anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Saic. Alguns atendimentos possuem um custo simbólico, apenas para a manutenção dos materiais utilizados.

Segundo o coordenador da Clínica Odontológica, professor Mauro Antonio Dall Agnol, o espaço é um laboratório de ensino e aprendizagem utilizado pelos estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia. "O papel social que a clínica desenvolve em Chapecó é extremamente relevante. A Unochapecó, por meio do curso de Odontologia, incrementou mais de 80 consultórios odontológicos na atenção básica do município, que tornaram possíveis mais de três mil atendimentos por ano à população chapecoense. Além disso, são atendidas também pessoas de vários municípios das regiões Oeste e Meio-Oeste catarinense."

saude

Os serviços prestados vão desde cirurgias até limpezas e clareamentos. Um diferencial é o atendimento aos pacientes com necessidades especiais. A clínica fica no primeiro piso do bloco G3. As consultas podem ser agendadas de forma presencial ou pelo telefone (49) 3321-8393.

Para Claudete Oliveira, moradora do município de Paial (SC), o atendimento prestado nos espaços da Universidade, além de apresentar uma qualidade muito grande, transmite segurança aos pacientes. "Sinto-me muito segura em trazer minha filha para ser atendida aqui, todos são sempre muito atenciosos e cuidadosos. Só no ambulatório, por exemplo, minha filha já realizou três consultas."

Claudete soube dos serviços da Unochapecó através da prefeitura de sua cidade, que fez o encaminhamento até a Universidade. "É muito interessante também ver que os atendimentos são realizados junto com os estudantes, tanto na Clínica de Medicina, quanto na Clínica Odontológica. Assim nós ganhamos com um atendimento de qualidade e os alunos vão aprendendo o dia a dia de um médico ou dentista enquanto ainda estão na Universidade", finaliza.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

Saude