Unochapecó participa de evento científico na Argentina

Texto Adriana Friedrich*

Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde participaram da XI Jornadas Internacionales de Enfermedades Transmisibles e VII Jornadas Internacionales de La Salud y la Educación, em Posadas, na Argentina. O evento aconteceu entre os dias 7 e 8 de setembro e contou com a participação de pesquisadores de oito países: Espanha, Peru, México, Chile, Venezuela, Argentina, Brasil e Bolívia.

A Unochapecó esteve representada no evento pela professora Maria Assunta Busato, que participou de uma mesa redonda na qual apresentou o trabalho intitulado “Formação de profissionais para a área da saúde: Uma proposta integradora e multiprofissional - Pet - Saúde”. Já professor Junir Antônio Lutinski apresentou o trabalho sobre as experiências no controle da dengue intitulado “Plano Nacional de controle da dengue: avanços e desafios”.

Além desses trabalhos, as estudantes do Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde participaram de uma mesa redonda coordenada pela professora Maria Assunta com os seguintes trabalhos: Infecções sexualmente transmissíveis: vulnerabilidades de profissionais do sexo - Mestranda Ana Lúcia Lago; Desenvolvimento sustentável e suas interfaces com a saúde - Mestranda Fabíola Salvi e Ações de Saúde Ambiental desenvolvidas por equipes de saúde da família - Doutoranda Simone Nothaft.

O evento foi promovido pela Asociación Iberoamericana Muldisciplinaria de Enfermedades Transmisibiles e teve como objetivo promover a integração entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduados de instituições iberoaamericanas e o exercício humanitário de atividades de investigação na área da saúde. A Unochapecó participou da organização de todas as Jornadas Internacionales de Enfermedades Transmisibles. Duas delas foram sediadas em Chapecó, nos anos de 1998 e 2006.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Mestrado
Doutorado