Unochapecó presente no maior evento de direito internacional

Profissão

Texto Jessica De Marco*

A Unochapecó esteve representada na etapa nacional do Jessup, maior competição simulada de julgamentos do mundo. Além de dois professores do Mestrado e do curso de Direito, que atuaram como juízes, uma equipe de estudantes participou pela primeira vez da disputa e obteve um bom desempenho no evento. A competição aconteceu de 21 a 24 de fevereiro, em Florianópolis, e foi promovida pela International Law Students Association.

Representaram a Universidade os acadêmicos Clemir José Kades Júnior, Alisson Guilherme Zeferino e Felipe Tomazini de Souza, além dos professores Marcelo Markus Teixeira e Paulo Potiara de Alcântara Veloso, ambos da área do direito internacional. A equipe da Unochapecó conquistou o oitavo lugar na competição, em um total de 15 instituições participantes.

Sobre o evento

Durante o Jessup, os alunos simulam uma disputa entre países perante a Corte Internacional de Justiça, órgão das Nações Unidas. O desafio é defender seus pontos de vista tendo como base um caso que envolve aspectos de direito internacional, previamente enviado às equipes. As defesas acontecem em inglês e ocorrem em um ambiente de júri. "As equipes preparam argumentos orais e escritos sobre um complexo caso fictício disponibilizado meses antes", explica o professor Marcelo.

O evento proporciona uma grande experiência profissional aos estudantes. Oportunidade para viver o Direito na prática e também manter novos contatos.  "Os alunos são introduzidos em uma competição de altíssimo nível, toda falada em inglês. A prática de competir em um caso jurídico, de ser confrontado, é uma experiência sem precedentes para um aluno da graduação, que em muitos casos muda a vida e as perspectivas profissionais futuras".

Na visão do estudante Alisson Zeferino, integrar o time da Unochapecó foi um intenso processo de desenvolvimento de habilidades. "Vivenciar o Jessup foi uma imersão num ambiente composto por estudantes e profissionais que compartilham do interesse pelo desenvolvimento do estudo do direito internacional e por carreiras jurídicas que demandam excelência".

O Jessup conta com participantes de mais de 645 faculdades de Direito, de 95 países. Os vencedores de cada país disputam a final anualmente em Washington, nos Estados Unidos.

sdsdfsd

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó