O objetivo foi discutir o que é uma universidade comunitária e a importância da mobilização para aprovar o Projeto de Lei 7639

Geral

A importância das universidades comunitárias: alto nível na qualidade do ensino; valor das mensalidades revertido 100% na estrutura, no ensino e na pesquisa; inserção dos estudantes na comunidade através de projetos de extensão e de pesquisa; maior reconhecimento do diploma; variados tipos de bolsas de estudo. Essas são as cinco das muitas vantagens de se estudar em uma universidade comunitária. A Unochapecó realizou no dia 30 de março uma reunião com os funcionários e professores para reforçar o papel dessas instituições. Outro tema discutido foi o Projeto de Lei 7639, que tramita no Senado, e que reconhece as universidades comunitárias como instituições de ensino superior diferenciadas.

comunitNa reunião, o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, que também é o coordenador do Comitê Organizador da Campanha da Acafe, convidou os presentes a participar da lista de abaixo assinado para que o PL seja aprovado no Senado. Segundo o reitor, a aprovação ou não do Projeto depende também da opinião pública. Para aderir ao movimento, qualquer pessoa pode acessar clicando aqui para preencher os dados requisitados. Não é necessário possuir vínculo algum com qualquer universidade para apoiar a causa. Se o PL for aprovado, o Brasil passará a ter três tipos de universidades: as privadas, as públicas e as comunitárias. O andamento do projeto e também as ações podem ser conferidos na íntegra no link: http://www.comunitarias.org.br/docs/pl7639.pdf.

Atualmente, Santa Catarina conta com 14 instituições comunitárias de ensino superior e que somam 170 mil alunos. São mais de 9 mil professores qualificados como mestre e doutores e quase 8 mil funcionários. Outras informações sobre as universidades comunitárias também podem ser conferidas no Portal das Instituições Comunitárias de Educação Superior, através do link http://www.comunitarias.org.br/site/index.php.