Unochapecó realiza Pesquisa de Clima Organizacional

Profissão

*Texto Gabriel Kreutz

Entre os dias 04 e 24 de abril, a Unochapecó aplicou a pesquisa de clima organizacional aos funcionários da Instituição. Esta é uma forma de ajudar a construir um ambiente melhor, com a colaboração e opinião de quem trabalha na Universidade. A pesquisa teve a participação de 61,6% das pessoas e buscou a percepção dos técnicos administrativos e professores em relação a vários fatores, que podem influenciar no desenvolvimento e motivação dentro da Uno.

Resultados da pesquisa foram apresentados pela CPA para membros da reitoria e DDH

A atividade é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unochapecó. Depois da etapa de aplicação das perguntas, os resultados são analisados e posteriormente será realizado um plano de ação, para colocar em prática as sugestões dos funcionários. "O intuito é saber como o funcionário está se sentido na Instituição, o que precisa ser melhorado, o que incentiva ele trabalhar aqui e como que está o clima no seu setor e com seu gestor", explica a técnica da CPA, Iane Medeiros.

Ela ressalta que as respostas coletadas são anônimas, sendo assim, não tem como identificar quem respondeu.  "É muito importante participar, pois nas pesquisas anteriores já houveram algumas mudanças positivas, como os horários da academia, questões ligadas ao vale alimentação e outros benefícios. Tudo isso são indicadores que aparecem nas pesquisas da CPA e são repassados aos gestores", explica Iane.

De acordo com a diretora da DDH, Aline Denchinski, a pesquisa é fundamental, pois a partir do olhar dos funcionários, é possível implementar ações e ser assertivo naquilo que é proposto. "As vezes temos um projeto que achamos interessante, mas não é aquilo que as pessoas esperam. Então, com a pesquisa, implementamos ações que vão ao encontro daquilo que as pessoas desejam e que atendem suas necessidades. Isso melhora, consequentemente, a satisfação, o desempenho no trabalho e a qualidade de vida dentro da Universidade", completa.

O reitor da Unochapecó,  professor Claudio Jacoski, afirma que esta é uma ferramenta essencial para que todos técnicos administrativos e professores ajudem a construir um ambiente agradável de trabalho. "A pesquisa de clima organizacional oferece para a gestão uma série de informações que apontam para necessidades e demandas de todos os nossos funcionários", conclui.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Pesquisa de clima organizacional