Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó recebe certificado de registro da marca ABEx no INPI

Educação

A Aprendizagem Baseada em Experiências, componente curricular dos cursos de graduação da Unochapecó, é um modelo de formação inovador. A disciplina oportuniza que o mercado de trabalho esteja ao alcance dos acadêmicos desde os primeiros passos da graduação. Por essa razão, tem se apresentado como uma revolução na forma de constituir os profissionais que farão a diferença no mercado de trabalho e na realidade da região. 

E a partir deste semestre, as ABEx estão oficialmente no DNA da Universidade. Na última quinta-feira (6), a Unochapecó/Fundeste recebeu o Certificado de Registro de Marca da ABEx diante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro foi realizado por meio da Cerumar, empresa presente no Pollen Parque Científico e Tecnológico. 

Para o Reitor da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski, o registro oferece a garantia de que o método é constituído como um produto tecnológico, e que leva o timbre de uma Universidade que já formou mais de 40 mil profissionais. “Compreendemos que a ABEx é hoje um grande modelo de formação e de construção de um processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Essa criação necessitava de um registro, para que a gente pudesse proteger essa ideia, esse entendimento de como deveríamos oferecer metodologicamente um processo adequado aos nossos estudantes”, afirma. 

A ABEx, conforme afirma a Vice-reitora e Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, é capaz de colocar os acadêmicos no centro da formação, de modo a valorizar sua vivência e sua trajetória, oferecendo um importante diferencial na carreira que está prestes a se iniciar.

“A ABEx é uma concepção de aprendizagem que integra os currículos a partir da reforma acadêmica da Unochapecó, extrapolando os limites da sala de aula. Estimula a interface entre diversos atores sociais e institucionais, bem como desafia permanentemente os estudantes a assumirem um papel ativo e protagonista na resolução de situações-problema, de diferentes matrizes, que são extraídas da realidade e apresentadas em sala de aula como elementos desencadeadores de aprendizagem. Ao final de cada ABEX, uma solução plausível e viável é devolvida ao demandante, o que coloca o nosso estudante num estágio muito elevado de aprendizagem em relação aos modelos tradicionais”, finaliza.

Estiveram presentes no ato a técnica-administrativa Fabiane Schonell Roman; a Vice-Reitora e Pró-Reitoria de Graduação, Silvana Muraro Wildner; o diretor de operações da Cerumar, Willian Vicente Wesendonck; o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski; e o diretor de Ensino, Hilario Junior dos Santos.

COMPARTILHE
TAGS
Reitoria
Registro
Marca registrada
Abex

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image