Unochapecó recebe etapa de evento da Fapesc para conectar ciência e inovação

Inovação

Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/09), a Unochapecó recebeu a quarta edição Aproxima+SC, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O evento tem como objetivo estreitar laços e criar sinergia entre os protagonistas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) catarinense, para compreender as particularidades regionais e direcionar recursos de maneira mais eficiente.

Na primeira atividade, a Reitoria e o corpo de gestores da Unochapecó participaram de uma reunião com o Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e a diretoria de CTI, Valeska Daniela Tratsk. Foram apresentados os Programas de Pós-graduação da Unochapecó, suas linhas de pesquisa, seus docentes, principais índices e alcance. A programação também contou com visitas ao campus da Uno, ao Pollen Parque Científico e Tecnológico e a empresas locais.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o Aproxima+SC está promovendo reuniões produtivas, ouvindo representantes de universidades, novos empreendedores e também empresários mais consolidados, além da comunidade em geral. “É sempre muito bom estar em Chapecó. A cidade é um símbolo de desenvolvimento pujante. Percebemos a perspectiva local sobre os desafios do Estado. Nosso objetivo é aproximar os órgãos de governo, instituições acadêmicas e a sociedade, identificando o potencial de soluções e melhorando a nossa performance de desenvolvimento”, ressaltou.

O Reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, destacou a importância da proximidade com instituições de fomento e da presença do escritório da Fapesc no Oeste, que está instalado no Pollen Parque.

“Acreditamos muito na relação que podemos ter com outras instituições a partir do Sistema Acafe. Essa caminhada de aproximação começou com a Fapesc instituindo projetos conjuntos, e tenho certeza de que será o mesmo caminho de projetos para o bem de Santa Catarina e do país. A Unochapecó, apesar da distância de Florianópolis, tem uma força singular e um compromisso com a inovação. A presença da Fapesc aqui reforça essa parceria, ajudando a entregar soluções públicas de qualidade, característica marcante das instituições comunitárias”, afirmou.

O Aproxima+SC é realizado pela Fapesc, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

* com informações Assessoria de imprensa Fapesc.

InovaÇÃo
Inovação