Unochapecó recebe laboratório itinerante de tecnologia

Inovação

Instalado dentro de um caminhão, o Hackatruck é um projeto desenvolvido através de uma parceria entre as principais empresas de tecnologia e inovação do país. A Universidade é a única instituição a sediar o evento em Santa Catarina.

O estacionamento do Bloco R da Unochapecó está recheado de tecnologia e inovação neste mês. Isso porque o Hackatruck, laboratório itinerante que tem como objetivo capacitar estudantes da área de Tecnologia da Informação, literalmente estacionou no espaço, onde permanece até o dia 30 de setembro. Aspirantes a programadores, amantes da tecnologia e os demais interessados podem participar de palestras, capacitações e conhecer o que há de mais moderno nessa sala de aula sobre rodas.

O Hackatruck é uma parceria entre as principais empresas de tecnologia e inovação do país, a IBM Brasil, a Flextronics, o Instituto de Pesquisas Eldorado, em colaboração com a Apple. O caminhão vai transitar por outras 11 instituições do país no período de 10 meses e a Unochapecó foi a única universidade de Santa Catarina a receber o projeto.

unochapeco

A proposta é capacitar 500 estudantes para programação SWIFT, uma linguagem utilizada em aplicativos do sistema iOS. Cinquenta e seis alunos de graduação e pós-graduação da Unochapecó participam da qualificação que ocorre através de um curso com aulas todos os dias durante três semanas. O caminhão também está aberto para visitação do público externo, das 13h às 14h e das 19h às 20h.

Os visitantes poderão conhecer os equipamentos do laboratório, como impressoras 3D, dispositivos de localização, brinquedos cognitivos, lâmpadas inteligentes, drones e um mini computador do tamanho de um cartão de crédito. Na segunda e na terceira semana, nesses mesmos horários, também serão realizadas palestras abertas ao público com profissionais que são referência na área da tecnologia no país.

Unochapecó como referência

A vinda do Hacktruck para Chapecó foi idealizada através de uma parceria fomentada em junho. De acordo com Luis Flávio da Silva, que atua com parcerias educacionais na IBM, a Unochapecó foi uma escolhida para receber o laboratório devido ao trabalho desenvolvido, interesse e atenção da Universidade à área de tecnologia e inovação. “O projeto é bastante complexo e, por isso, optamos por instituições que apoiam a nossa ideia”, afirma.

unochapeco

A escolha das temáticas abordadas nas palestras e no curso foi determinada por meio de um estudo de mercado, que definiu o desenvolvimento mobile como uma das principais áreas de atuação. “Os equipamentos que temos no Hackatruck representam o que há de novo em desenvolvimento de sistemas. A estrutura montada no caminhão dificilmente poderia estar em uma Universidade de outra forma”, comenta Gilberto Sacomoto, responsável pela gestão do Hackatruck para o Instituto Eldorado.

De acordo com o professor dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas da Informação, Cezar Junior de Souza, a parceria entre a Unochapecó e o Hackatruck aconteceu através da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e os cursos da Instituição. “Com o apoio da reitoria, conseguimos trazer para a Unochapecó uma capacitação que não é de fácil acesso. SWIFT é o que há de mais moderno em tecnologia atualmente e existe uma demanda grande por profissionais que saibam lidar com essa linguagem”, conta. Segundo ele, essa é a primeira experiência de muitos professores e acadêmicos da Universidade com a linguagem SWIFT.

programação
Hackatruck