Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó recebe presidentes de cooperativas regionais para Semana Acadêmica 

Comunidade

O cooperativismo e o associativismo estão presentes não apenas no desenvolvimento do Oeste Catarinense no passado, mas estão também intrincados na realidade dos dias atuais. São modelos de desenvolvimento sustentável que revolucionaram os padrões produtivos e que impulsionam a economia catarinense a um patamar de líder mundial de produção de alimentos. O modelo de associativismo inspirou, inclusive, a formação de comunidades sociais que culminaram em importantes avanços para a região - como o caso da criação da Fundeste, na década de 1970.

Celebrar o cooperativismo e as parcerias como forma de implementação esteve na pauta da XIX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, que encerrou no dia 25 de maio, na Unochapecó. Na ocasião, o Salão Nobre recebeu importantes lideranças regionais para o lançamento do livro ‘Cooperativismo e Associativismo em Santa Catarina no Contexto da Imigração Alemã para o Sul do Brasil’. Estiveram presentes no evento, além de discentes e docentes da Escola de Agrárias e Ambiente, a Reitoria da Unochapecó, o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, e o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.

Na abertura do evento, o Presidente da Fundeste, Vicenzo Francesco Mastrogiacomo, agradeceu de forma especial a presença dos presidentes e representantes das cooperativas, e destacou a consolidação econômica da região diante do modelo. “O associativismo na nossa região foi plantado, cuidado e deu frutos, e nós estamos aqui vendo a força extraordinária do agronegócio, de uma conjectura muito maior, que abrangeu a parte produtiva, industrial e comercial. Hoje, nós somos efetivamente exemplo para o Brasil inteiro. O futuro que vos espera, caros acadêmicos, está inserido nesse modelo”, celebrou.

Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a presença das grandes cooperativas em um momento especial do curso de Agronomia é uma grande honra e um privilégio para toda a comunidade acadêmica. Isso porque a história dessas lideranças, de acordo com Jacoski, é motivo de inspiração e deve ser um estímulo para projetos inovadores que podem partir da sala de aula para o mundo.

“Temos representadas aqui as empresas que mostram o sentido do cooperativismo que está transcrito na força da nossa região. Não há como ignorar que esse sistema nos trouxe outros modelos de associações que transformaram de forma definitiva a realidade das pessoas ao nosso redor. A responsabilidade que todos temos, enquanto Universidade, é de buscar inspiração no time que puxou a frente e organizou tudo isso que estamos usufruindo agora. Nós, do Oeste Catarinense, fazemos acontecer com a nossa força, com o nosso jeito de fazer, com o nosso modelo associativista. 


Lançamento

A noite foi marcada pela apresentação do livro ‘Cooperativismo e associativismo em Santa Catarina, no contexto da imigração alemã no Sul do Brasil’, organizado pela historiadora do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito (CEMAC), Elisandra Forneck, que é  também egressa do curso de História na Unochapecó. A apresentação do livro contou com uma mesa de debate sobre cooperativismo e programas de qualidade, com a presença dos Presidentes da Cooperalfa, Romeo Bet, e da Aurora Coop, Neivor Canton, e do professor Celso Zarpellon, do curso de Agronomia.

A organização da obra também é assinada por Leandro Mayer e Gilvan Kern. Além de duas entrevistas, a obra contempla 15 artigos sobre diversos ramos do cooperativismo e 11 relatos de experiência, escritos por mais de 40 autores. Um dos objetivos da publicação de 438 páginas, inédita nesse formato, é democratizar artigos científicos e oportunizar o compartilhamento de diferentes experiências de associativismo com cooperativas, escolas, instituições e interessados no tema, buscando fomentar os valores da cooperação e novas produções sobre o tema. Os artigos falam sobre diversos ramos do cooperativismo e diferentes projetos que cooperativas colocam em prática em Santa Catarina.

O professor Zarpelon abriu a sua apresentação resgatando os primórdios do programa QT Rural (programa de qualidade que implantou uma nova forma de administração do negócio agrícola, em que a propriedade passa a ser vista como uma empresa rural), manifestando gratidão e reconhecimento ao presidente da Alfa, Romeo Bet, que foi prefeiro do município de Planalto Alegre/SC na época, em 1996, e foi o único chefe de executivo municipal na região a dar um voto de confiança no projeto piloto. “Além de apoiar, ele logo encampou a ideia e até disponibilizou a sua propriedade para a implantação do programa, o que motivou novos governantes a investir nesse projeto que significou um novo repensar nas propriedades rurais do Oeste Catarinense, transformando vidas no campo”.

Semana Acadêmica

O evento aconteceu em meio à programação da XIX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, realizada entre os dias 22 a 25 de maio. A programação contou com uma imersão no conhecimento técnico e científico, com palestras que abordaram temas do cotidiano profissional dos futuros agrônomos, como uso de água e resíduos orgânicos na cobertura do solo; linhas de crédito para a agricultura; e tecnologia de precisão na pulverização, com uso de drones. Para o coordenador do curso, professor Fábio Busnello, a conexão do curso com o cooperativismo e o associativismo fazem parte de uma formação diferenciada de novos profissionais.

“Há algumas semanas estamos debatendo sobre a importância do cooperativismo para a nossa região, um modelo que trata de pessoas cuidando de pessoas, famílias cuidando de famílias. Esse modelo colocou Chapecó na capital do agronegócio e é uma honra e uma felicidade trazer esse tema para ser debatido dentro da Universidade. O que buscamos hoje é o desenvolvimento de profissionais cada vez mais atuantes e aptos a lidar com as transformações da sociedade”, garantiu Busnello.

O curso de Agronomia está com inscrições abertas para ingresso ainda no segundo semestre de 2023, para quem já concluiu o Ensino Médio ou mesmo para quem busca se reinserir no mercado por meio de uma segunda graduação. Estudar na Unochapecó é estar em contato com uma estrutura universitária completa, com uma perspectiva interdisciplinar, buscando associar informações e tecnologias de outras áreas do conhecimento para melhorar os processos produtivos no campo. Mude sua perspectiva e venha cursar Agronomia na Unochapecó!


* com informações da assessoria de imprensa Cooperalfa.

COMPARTILHE
TAGS
Semana academica
Medicina veterinária
Cooperativas
Agronomia

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image