Unochapecó sedia evento sobre relações internacionais

Compreender o paradigma da paz foi o principal objetivo do II Congresso de Relações Internacionais, Direito e Poder.  O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro, na Unochapecó, e reuniu mais de 350 pessoas. A ação contou com conferências e exposições de trabalhos de pesquisadores de diversas partes do país. Na oportunidade, os participantes apresentaram suas conclusões e perspectivas de temas contemporâneos da sociedade global.

Durante o evento, aconteceu o lançamento da Rede de Estudos em Relações Internacionais (Redri), a qual é constituída por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior. O seu objetivo é incentivar o intercâmbio para pesquisas, trabalhos conjuntos, publicações coletivas e eventos integrados. Fazem parte da rede vários projetos de grupos de pesquisas da Unochapecó, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade Federal do Paraná (Ufpr).

Já há outros grupos de pesquisas formados em Universidades Nacionais e Internacionais que buscam integrar essa Rede. Ela é uma iniciativa inédita e de grande efeito no estudo e pesquisa dos temas da sociedade contemporânea. Segundo a coordenadora da Rede, professora Odete Maria de Oliveira, o evento é uma contribuição importante para a academia brasileira, porque é um ambiente propício para a troca de experiências.

Para a estudante do curso de Direito da Unochapecó, Valéria Melo Cazarotto, a apresentação de seu primeiro trabalho científico lhe introduziu à pesquisa e permitiu a troca de ideias com os demais participantes e professores. Jamila Pitton Rissardo, formada em Relações Internacionais pela Ufsc, afirma que a participação foi muito importante para promover a troca de experiências entre todos os envolvidos.

Participaram dos debates os professores Claúdio Machado Maia e Giovanni Olssan, da Unochapecó; Everton das Neves Gonçalves e Joana Stelzer, da Ufcs; Florisbal Del’Omo e José Francisco Dias da Costa Lyra, da URI; Gilmar Antônio Bedin, da Unijuí; Gustavo Oliveira Vieira e Ramon Blanco, da Unila; Rafael Salatini de Almeida, da Unesp, e Rogério Santos da Costa, da Unisul. O resultado das discussões será transformado em livro e disponibilizado à Unochapecó para compartilhamento da informação.

Relacoes internacionais
Direito e poder