Cerca de 350 kg de papel são recolhidos por mês na Unochapecó

Geral

O projeto Viveiro Florestal Universitário, mantido pela Unochapecó, realiza desde 2002 a produção de composto orgânico. Desde abril deste ano, além dos resíduos úmidos, como restos de alimentos, e secos, como folha, grama e palha, também são revertidos em adubo todo papel toalha e de arquivos inativos da instituição. O material utilizado na compostagem é arrecadado nos setores da universidade e o substrato produzido contribui com o plantio de espécies florestais nativas no campus.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade da universidade em se adequar à legislação ambiental e dar um destino correto a todo tipo de lixo, inclusive o papel. A ação visa incentivar a comunidade acadêmica e externa a reutilizar os resíduos, por meio da técnica de compostagem de forma a obter o composto para a produção vegetal. São recolhidos mensalmente cerca de 350 kg de papel na instituição.

O adubo gerado é destinado a produção de mudas nativas, ornamentais e medicinais, também pode ser fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos de conclusão de curso e o restante é fornecido para a comunidade em geral. De acordo com a bióloga Cristiane Segatto, viveirista agrícola do Viveiro Universitário, o composto orgânico é muito rico em macro e micronutrientes que são essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Segundo Cristiane, este trabalho tem o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica e em geral, da importância da  triagem e destinação dos resíduos produzidos. “Além disso, é muito importante fomentar a discussão sobre consumismo, desperdícios, e formas de reaproveitamentos de materiais essenciais no dia a dia”. Cristiane comenta que a ação possibilita a realização dos trabalhos de pesquisa e extensão, gerando transferência de tecnologias e informação no âmbito acadêmico.

O viveiro e a produção

Todo o processo de produção de composto orgânico é desenvolvido de forma manual por técnicos, estagiários e bolsistas do Viveiro Florestal Universitário, desde a montagem e preparação das leiras, o espaço onde será depositado o adubo, até a aplicação final. A única máquina utilizada nesta atividade é a picadora, pois o papel precisa ser fragmentado para fazer parte da compostagem.

O Viveiro Florestal Universitário produz anualmente cerca 90 mil mudas de espécies florestais nativas do bioma Mata Atlântica, enfatizando as espécies da região Oeste catarinense. Além de promover a educação ambiental através de ações biosustentáveis, o projeto proporciona estágio remunerado para os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Possibilita também o estágio voluntário, através do artigo n° 170, para estudantes que tenham interesse nas atividades desenvolvidas

As mudas produzidas estão disponíveis para doação ou comercialização. As doações são realizadas para escolas que desenvolvem atividades com estudantes e comunidade, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. Interessados em adquirir as plantas e obter mais informações sobre o projeto devem entrar em contato com a equipe do Viveiro através do telefone (49) 3321-8281 ou no e-mail viveiro@unochapeco.edu.br.