X Encontro Brasileiro de Orquestras tem plateia lotada no Teatro Municipal

Cultura

No último sábado (24), a décima edição do Encontro Brasileiro de Orquestras levou mais de mil pessoas à plateia do Teatro Municipal de Chapecó. Promovido pela Diretoria de Expansão e Educação Continuada da Unochapecó, em parceria com o curso de licenciatura em Música e a Prefeitura Municipal. O evento teve incentivo do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

A noite de espetáculos teve início com a apresentação da Orquestra de Câmara da Unochapecó, regida pelo maestro Gustavo Pereira Malfatti. Em seguida, a Camerata Videira encantou o público sob regência do maestro Aimoré de Souza Junior. As apresentações seguintes proporcionaram uma viagem pela música brasileira, com a Orquestra Acadêmica UDESC e o diretor artístico João Eduardo Titton, e pelos tangos e chamamés com a Orquestra de Concertos de Erechim, do maestro Bernardo Grings.

A Orquestra UTFPR fez a quarta apresentação da noite, sob regência do maestro . A Orquestra Sinfônica de Chapecó foi o último agrupamento a subir no palco, novamente com o maestro Malfatti. O espetáculo foi concluído com um ‘show à parte’: representantes de todas as orquestras presentes se reuniram para receber os alunos das oficinas de música das Escolas Básicas Municipais Anita Garibaldi, Luiza Santin e Rolim de Moura.

O objetivo do evento é de divulgar e promover a prática coletiva da música instrumental, buscando fomentar o intercâmbio cultural entre orquestras de diferentes regiões. Para além disso, o Encontro Brasileiro de Orquestras promove uma importante face social: o ingresso do evento teve como ‘custo’ um brinquedo novo, que será doado a entidades filantrópicas do município. No ano passado, mais de 400 brinquedos foram doados ao Hospital Regional e Hospital da Criança de Chapecó.

extensão
Encontro de orquestras
Encontro brasileiro de orquestras
Diretoria de extensão e educação continuada