XX Ciclo Docente debate internacionalização da sala de aula

Entre os dias 10, 11 e 12 de julho, o corpo docente da Unochapecó participou do XX Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior, promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi). O evento tem como objetivo qualificar ainda mais os docentes da Universidade por meio da construção coletiva do conhecimento, das trocas de experiências e dos debates de temas relacionados ao cotidiano da comunidade acadêmica. Neste semestre, o tema em debate foi a internacionalização

A conferência de abertura do evento foi ministrada pela professora Luciane Stallivieri, da UFSC, com a palestra ‘Internacionalização e currículos disruptivos: como internacionalizar a minha sala de aula’. Após a fala da docente, o debate foi mediado pelo professor Hilário Júnior dos Santos. Luciane apresentou um panorama histórico da internacionalização enquanto dinâmica permanente da graduação e da pós-graduação também. De acordo com  a docente, o momento em que o mundo se encontra exige currículos disruptivos.

“Como olhar para as competências curriculares e trazê-las para a sala de aula? Essa reflexão passa por elementos como as conjunturas locais, os modelos de internacionalização, os novos conceitos e os conceitos que vêm de antes de existir a Universidade. Os viajantes e peregrinos já faziam isso. Essa internacionalização disruptiva tenta provocá-los a abordar isso como um comportamento que a Instituição deve assumir. Temos que respirar essas bandeiras, as línguas e as cores sendo faladas no campus. É uma tarefa de cada um de nós, de internacionalizar a nossa sala de aula, um espaço onde eu tenho autonomia, onde eu tenho espaço de formar cidadãos com características globais”, afirmou Luciane.

O segundo dia de evento foi marcado por duas atividades. No primeiro momento, que ocorreu durante a tarde no auditório do Pollen Parque, foi realizado um painel expositivo com o tema ‘Boas práticas em internacionalização: disseminando experiências’. Além de Luciane, participaram também os docentes Cláudia Battestin Dupont, Clodoaldo de Sá, Márcia Regina da Silva e Michelli Zanetti. O debate foi mediado pela coordenadora da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Uno, professora Rosane Meneghetti. Na segunda parte do evento, a noite ficou por conta da palestra ‘Influência: o poder da comunicação docente para o engajamento docente’, com o publicitário Anderson Sulchinski.

O foco na internacionalização é uma das marcas registradas no DNA da Unochapecó. Na abertura do Ciclo Docente, o Reitor da Uno, professor Claudio Jacoski, conversou com os docentes e incentivou as ações práticas que reafirmam os vínculos com outros países. “Nos orgulhamos muito de estender tantas bandeiras estrangeiras no nosso Jardim das Artes quando recebemos visitantes. A Unochapecó tem essa marca de importância quando o assunto é internacionalização, pois as ações que temos aqui nos colocam em um patamar diferente em relação ao Estado. Isso fortalece a bonita caminhada que a Instituição tem feito”, frisou.

Núcleo de apoio psicopedagógico institucional
Napi
Ciclo docente