Projeto oportuniza estudantes a vivenciarem o SUS

Saúde

A quarta edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) do Oeste de Santa Catarina aconteceu de 12 a 19 de fevereiro em Chapecó. Essa edição contou com 60 viventes do Sul do país, 12 facilitadores e comissão organizadora, formada por acadêmicos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Participaram desta comissão também, três professores da UFFS Campus Chapecó.

Nos sete dias de vivências os estudantes ficaram alojados sob proposta de imersão, uma estratégia do projeto para que neste período pudessem trocar experiências sobre as realidades em que estão inseridos. Além de momentos de estudos, oficinas e formação, os estudantes conheceram espaços que compõe a rede de saúde do Oeste de Santa Catarina, ampliando sua visão sobre o conceito de saúde.

A Unochapecó esteve representada por acadêmicos dos cursos de Farmácia, Odontologia, Educação Física, Psicologia e Jornalismo. Para o acadêmico Natanael Chagas, do 5º período de Odontologia, “esse projeto apresentou uma imensa rede de assistência a diferentes grupos da sociedade que na graduação não tive a oportunidade de conhecer. Foi experiência de grande valia, pois proporciona conhecer programas e projetos que se articulam para o bem estar e direitos da população”. Natanael acredita que depois de vivenciar esse projeto terá uma visão mais ampla do SUS. A finalidade do VerSUS é instigar a formação de profissionais para atuar no SUS a partir de seus princípios e diretrizes.

A estudante do mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó, Aline Rohden viveu uma experiência nova durante quase três anos de trajetória no projeto. Nesta edição Aline foi facilitadora, para ela “isso faz você ter grandes responsabilidades, mas trabalhar horizontalmente com as pessoas do grupo. O projeto lhe permite crescimento profissional e principalmente pessoal, você vivência situações reais que nenhum livro seria capaz de lhe ensinar”. Ela torce para que o movimento estudantil não pare e “que o VER-SUS tenha instigado os estudantes a se envolver nesse processo de construção que não pode parar”.

O projeto VERSUS é  financiado com uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Programa e Projeto de Extensão aprovados no Edital Nº 804/UFFS/2014).

Viventes
Vivências