Artigo

As crianças estão em casa, e agora?

30/03/2020
Uma das dicas é apresentar muitas histórias para as crianças

As crianças estão em casa, e agora? Elas têm ‘milhões’ de energias que não cabem dentro de casa. Este momento de pandemia, entre tantas coisas, também afeta a vida social das crianças:  não podem ir à escola e estar com os colegas, não podem ir à praça ou playground; não podem ir à casa dos amigos ou vizinhos.

As crianças estão fazendo sua própria compreensão do que está acontecendo no Brasil e no mundo e as atividades lúdicas , sem dúvidas, podem ser uma boa estratégia para as famílias, em benefício das crianças. Então, aí vão algumas dicas para as famílias brincarem juntas:

1) Conheça as brincadeiras preferidas de seu/sua filho/a. Para isso, comece perguntando para a criança quais são as suas brincadeiras preferidas e se disponha a experimentá-las junto com ela. 

2) Apresente para seu/sua filho/a as brincadeiras que você gostava quando criança. Para isso resgate as memórias de sua própria infância, fazendo uma listagem de jogos e brincadeiras. Depois, veja com a criança, quais ela conhece ou gostaria de conhecer e se disponha a ensinar, a fazer e brincar junto. Lembrem que elas gostam muito de ter os adultos como parceiros nas brincadeiras! Algumas sugestões possíveis de serem realizadas dentro de casa, seriam: trava-línguas e parlendas, dobraduras de papel, confecção de brinquedos com sucatas, confecção de bonecas de pano, Tangram, etc.

3) Conte/leia histórias, muitas histórias para seu/filho/a – inclua, neste repertório, as versões clássicas dos Contos de Fadas. Esses textos ensinam às crianças que, na vida, o bem e o mal existem; que as dificuldades podem ser enfrentadas e superadas, com um final feliz. Nesse sentido, são próprias para enfrentar esse momento difícil de pandemia. Além disso, inventem, juntos, suas próprias histórias. Podem, inclusive, confeccionar livros, incluíndo desenhos, colagens, fotos da criança e pequenos textos escritos em família.

4) Façam pequenos teatros – a dramatização permite que a criança experimente diferentes papéis e expresse seus sentimentos mais profundos. A brincadeira pode ficar ainda mais divertida se agregaram o uso de fantasias. Essas poderão ser panos de diversos tamanhos, echarpes, vestidos da mãe, camisas do pai, colares, pulseiras, sapatos... 

5) Envolva seu/sua filho/a na preparação de lanches e sucos

6) Agora é só começar e se divertirem juntos!

 

Dra. Circe Mara Marques – Professora no PPGE da Unochapecó

comments powered by Disqus