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Pró-Saúde

 O Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para apoiar Instituições de Ensino Superior (IES) que, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, promovam mudanças na Formação Profissional em Saúde. Lançado em novembro de 2005, o Pró-Saúde contemplou inicialmente cursos de graduação que integram a Estratégia Saúde da Família: enfermagem, medicina e odontologia. Em novembro de 2007 o programa foi ampliado para os demais cursos de graduação de saúde.

A Unochapecó iniciou seu projeto em 2006 a partir do curso de Enfermagem e, em 2008, aprovou a proposta integrada com os demais cursos. O Pró-Saúde Unochapecó é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó e conta, ainda, com a participação de atores da educação, da assistência social, da promotoria pública, de entidades da comunidade, entre outros.

O programa orienta a integração da universidade com os serviços de saúde, visando a reorientação da formação profissional, de modo a assegurar a abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na atenção básica. A articulação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o serviço de saúde potencializa respostas às necessidades concretas da população, mediante a formação de recursos humanos, a produção de conhecimento e a prestação de serviços com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo foram aprovados, desde 2005, mais de cinquenta projetos no Pró-Saúde, incluindo atividades específicas dos cursos e/ou da Secretaria Municipal da Saúde e atividades transversais articuladoras, buscando-se garantir coerência e consistência com as diretrizes preconizadas pelos Ministérios da Saúde e Educação para a reorientação da formação profissional.

A proposta do Pró-Saúde Unochapecó é coordenada por uma comissão formada por docentes dos cursos envolvidos, representantes da Secretaria de Saúde de Chapecó, da Secretaria Municipal da Educação e da Gerência de Saúde. Além disso, há um Comitê Gestor Local, formado por representantes dos docentes e discentes dos cursos envolvidos, representantes da Secretaria de Saúde de Chapecó e do Conselho Municipal de Saúde. O Comitê Gestor acompanha e avalia todo o processo.

 

Eixos

O Pró-Saúde trabalha na perspectiva de que os processos de reorientação da formação ocorram simultaneamente em eixos distintos. São eles:

  • Orientação teórica: O conceito ampliado de saúde constitui-se eixo central da formação. O foco é a atenção à saúde, tendo o princípio da integralidade como norteador. As ações realizadas incluem cursos, oficinas e encontros, visando adequar o ensino, as pesquisas e a atenção à saúde à realidade e às necessidades sociais. As atividades envolvem estudantes, professores, trabalhadores das áreas de saúde e afins, bem como a comunidade.

  • Cenários de prática: Visa a integralidade ensino-serviço e a diversificação dos cenários de prática. O foco é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tendo o princípio da intersetorialidade como norteador. As ações incluem atividades teórico-práticas e estágios curriculares em diferentes locais – domicílios, escolas, centros de educação infantil, grupos de idosos e as unidades de saúde –, ampliando o campo de atuação da atenção à saúde, promovendo vivências interdisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais.

  • Orientação pedagógica: Prevê a formação centrada no estudante e sua responsabilização no processo ensino-aprendizagem. O foco são as diretrizes curriculares e a política nacional de educação permanente, a partir dos princípios de autonomia, solidariedade e competência. As ações incluem atividades teórico-práticas realizadas pelos estudantes, prioritariamente no território da Atenção Básica, como estudos de caso, inclusão de fitoterápicos na rede, ações voltadas à proteção de direitos de crianças e adolescentes, atividades de comunicação em saúde, entre outros.

 

Resultados

O Pró-Saúde constitui-se estratégia de aproximação da Unochapecó com a Secretaria da Saúde do município e com a Gerência Regional de Saúde de Chapecó, à medida que projetos já aprovados resultaram em: melhoria de infraestrutura para a rede; oportunidades para os profissionais, a exemplo de cursos e eventos promovidos em parceria; e como preceptores do PET-Saúde. Além disso, representantes do CMS e da CIES ampliam o diálogo com usuários e outros atores da região.

A gestão da Proposta Integrada tem se instituído como processo contínuo e dialógico, visando promover e apoiar iniciativas de articulação e integração entre os diferentes atores envolvidos nos projetos: gestores, professores, profissionais, estudantes e usuários.

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