Minha Uno
Menu Busca

Psicologia discute as relações da profissão com a política

Educação

“Pensar a Psicologia enquanto profissão neste momento de significativas transformações sociais, econômicas, culturais e políticas, vivenciadas tanto pela população quanto pelo próprio profissional é fundamental”, sinaliza a coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Unochapecó, professora Maria Carolina da Silveira Moesch, que esteve à frente da I Jornada de Psicologia e a XI Semana Acadêmica do curso. O evento, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de setembro, contou com palestras e minicursos que contribuíram para a formação acadêmica crítica e a atualização profissional.

Maria Carolina esclarece que a política é, por natureza, atividade dissensual, prática que faz com que sujeitos e grupos sociais com lugares já definidos e demarcados socialmente deixem de possuir identidade, tornando possíveis e visíveis novos discursos, novas performances e reconfigurando o campo das experiências coletivas. “Neste sentido, a psicologia se entrelaça a política, desde que invista no caráter emancipatório de suas ações, em todos os seus espaços de atuação”.

Durante a programação do evento foram abordamos os temas como “Ética e política em psicologia social”, “Gênero, diversidade e o papel da psicologia na abordagem de pessoas LGBT”, “O uso e abuso de substâncias psicoativas em interface com a Psicologia” e a “Atuação do psicólogo no sistema prisional”.

uno

Segundo a professora, os minicursos e palestras foram pensados a partir da apresentação do tema da semana acadêmica aos estudantes, onde todas as turmas puderam realizar sugestões e que foram contempladas no evento.

Maria Carolina acentua que esse tipo de evento agrega conhecimentos além da sala de aula, contribuindo na formação dos futuros psicólogos. “A proposta foi possibilitar a reflexão acerca do caráter ético-político da profissão e dos sentidos que a ciência psicológica produziu e vem produzindo em suas intervenções”.

COMPARTILHE
TAGS
Semana acadêmica
Psicologia
Política
Jornada de psicologia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image