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Apresentação

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio constitucional das Universidades enquanto elemento fundamental das práticas pedagógicas, processo de formação de pessoas, produção, divulgação e socialização do conhecimento capaz de favorecer a autorreflexão crítica, a emancipação teórico-prática e o despertar da consciência e do compromisso social.

A concretização desse princípio supõe a realização de ações pedagógicas articuladas/associadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão de forma mediada, tendo o estudante como protagonista de sua formação e que se articulem com as necessidades concretas da comunidade.

Neste sentido, a Unochapecó por meio da Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão criou uma agenda de ações voltadas à articulação entre ensino, pesquisa e extensão na Instituição, em um processo dialógico com os gestores, professores, estudantes e técnico-administrativos.

Cada vez mais as Instituições de Ensino Superior precisam compreender a importância da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, a fim de criar mecanismos institucionais e pedagógicos que favoreçam e incentivem o livre trânsito da teoria para a prática e como da prática emerge-se em outras teorias, fazendo da reflexão uma prática social para validar o conhecimento construído, que se transformará em subsídios de estudo e compreensão de novos caminhos dando novos significados e reinventando o conhecimento, que subsidiará as mudanças na realidade social.

Sendo assim, o VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão apresenta-se como um momento de encontro com a comunidade acadêmica para as trocas de experiências e para a construção coletiva em torno da transversalidade do ensino, pesquisa e extensão como princípio de aprendizagem.

Com o objetivo de aprofundar a integração, construções de vínculos e socialização de experiências, a Unochapecó realiza o VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, reafirmando o compromisso institucional com a produção e difusão do conhecimento, fomento à iniciação científica, qualificação acadêmica, atuação na sociedade e contribuição ao processo de formação profissional cidadã.

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