Projetos inspiradores

EEB Irene Stonoga alia ensino com sustentabilidade e inovação

05/08/2020
Projetos da EEB Irene Stonoga focam na sustentabilidade

Pensar em inovação vai muito além de imaginar somente novas tecnologias. Sua ligação com aspectos sociais, e principalmente ambientais, ganha muito mais força, tendo em vista a importância dos dois para o bom funcionamento de toda comunidade. Esse pensamento que é trabalhado com os alunos da Escola de Educação Básica Professora Irene Stonoga, de Chapecó, para que cada vez mais eles estejam inseridos em projetos que estimulem a sua formação como cidadãos conscientes, críticos e participativos.

Em 2018, por exemplo, a escola colocou em prática um importante projeto de conscientização sobre lixo eletrônico, conduzido pela professora Rosine Baggio. Além de trabalhar a teoria em sala de aula, com considerações sobre o impacto desses resíduos na terra e na saúde das pessoas, os alunos foram até a comunidade para coletar lixo eletrônico nas casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, visitaram a empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó (REC) para conhecer como acontece a reciclagem. Ainda, produziram objetos e roupas com o lixo, que fizeram parte do desfile de 7 de setembro do referido ano.

No ano seguinte, foi realizado um importante projeto idealizado pela área de ciências humanas: uma gincana com arrecadação de tampinhas plásticas, lacres de latas, caixas de leite higienizadas e lixo eletrônico, com a proposta de encaminhá-los para diferentes entidades. As ações tiveram o objetivo de fazer o aluno refletir sobre a quantidade de lixo produzido, a importância da reciclagem, as novas formas de aproveitamento, o consumismo, entre outros.

"Assim, finalizamos 2019 contabilizando a arrecadação de 120.220 tampinhas plásticas, 50.470 lacres, 7.660 caixas de leite e 500 quilos de lixo eletrônico. Todo esse trabalho rendeu um prêmio para a escola, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que premiava escolas com projetos inovadores na área ambiental", explica a assistente técnica pedagógica da Escola, Myrian Veroneze Bisol Hoff

Nesse contexto, a Escola toda se envolveu com o projeto. Dentro disso, a área de Linguagens promoveu um importante evento chamado 'Bar da  Poesia', com a temática: 'A natureza como você nunca ouviu!'. Além disso, a área de Ciências e Matemática encerrou o ano com a proposição de uma amostra e feira de conhecimentos, apresentando os trabalhos produzidos no decorrer do ano dentro dessa temática trabalhada.

Sustentabilidade móvel

Também, no fim do ano passado, coordenadores pedagógicos e professores participaram de uma formação sobre MAKER, que é uma metodologia que busca colocar em destaque o protagonismo de inovações e da criatividade. A partir disso, foi desenvolvido na disciplina de Sociologia, com a professora Janaina Pigosso Eberle, um 'carrinho maker'. A ideia foi lançada para todas as turmas do Ensino Médio, que deveriam fazer o protótipo de um veículo que possibilitasse guardar as ferramentas que seriam utilizadas para a realização de aulas práticas. Mas claro, o desafio também exigia que o carrinho fosse construído com materiais reciclados, cumprindo com a proposta de sustentabilidade da Escola. A ideia mais original selecionada e colocada em prática foi a de dois alunos do 2º ano do ensino médio. O projeto deles incluía a produção de um carrinho utilizando restos de ferro, sobras de madeira e gavetas descartadas.

"O próximo projeto que colocaremos em prática será 'Maker e Sustentabilidade: revitalizando e transformando a escola', com o objetivo de utilizar o carrinho maker para transformar os diversos ambientes, com o conhecimento de várias disciplinas. A proposta é agregar aos conteúdos atividades práticas que vão ao encontro do projeto, como por exemplo: a Matemática produz bancos e mesas com paletes (medidas, ângulos, etc); Artes cria mandalas, quadros, produções de lixeiras coloridas; Ciências se encarrega da execução da horta escolar; Biologia desenvolve a plantação de árvores frutíferas e flores; Educação Física produz objetos para fazer atividades físicas, entre outros", explica Myriam.

A assistente da Escola completa que, para a EEB Irene Stonoga, participar do StartMais permite orientar os alunos a pensarem novas alternativas de sustentabilidade para um mundo melhor, desenvolvendo valores e atitudes que resultem em ações transformadoras do meio social, ambiental e cultural. "Também é uma forma de  inseri-los na Universidade, promovendo o intercâmbio com outros jovens, a busca pelo conhecimento e a idealização de sonhos para o futuro", finaliza.