Ação de conscientização é realizada em todos os setores da instituição

Geral

O Carnaval está chegando e a energia toma conta das pessoas que aguardam ansiosas para curtir os quatros dias de folia. A festa mais tradicional e esperada pelos brasileiros, reúne multidões país a fora. Aliada a muita música, badalação, diversão e animação, energia é o que não falta para os foliões. Porém, é necessário tomar alguns cuidados, e foi pensando na conscientização para um Carnaval seguro que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Unochapecó, em parceria com a Diretoria de Extensão, o Grupo de Teatro Universitário (Gteu) e o projeto Sorriso para a Vida, realizaram ação educativa com foco em professores e técnicos-administrativos da instituição.

foto

A campanha “Protegidos na Folia” envolveu todos os setores da universidade para enfatizar a importância de pequenas atitudes, que fazem toda a diferença durante este período. Além do sexo seguro, o grupo ressaltou ações pontuais, como revisar o veículo antes de viajar, respeitar os limites de velocidade, se beber não dirigir, jogar lixo em lixeiras, usar protetor solar e ingerir comidas leves com o consumo constante de água.

A partir de palavras como proteger, amar, cuidar e prevenir, o Gteu realizou intervenção artística baseada em gestos e movimentos. Na sequência, foram distribuídos preservativos e materiais educativos sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, cedidos pela Secretaria Municipal da Saúde.

A presidente da Cipa, Mariane Bruschi, explica que a comissão, além de abordarzumbaconstantemente questões de melhoria das condições de trabalho, têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças, desempenhando papel fundamental na análise e divulgação de assuntos relacionados à vida. “Sentimos que o Carnaval, por ser uma festa tradicional no Brasil, é um momento oportuno para abordar essas temáticas com os funcionários da Unochapecó, auxiliando na qualidade de vida, além de promover conscientização e união entre os setores, em busca de obter resultados gerais para a instituição e para a vida pessoal de cada um”, declara Mariane.

As atividades ocorrem até esta quinta-feira, 27 de fevereiro.Na tarde desta quarta-feira foi realizada aula de Zumba, com o professor Christian Bastos. Já nesta quinta-feira será realizada, das 16h às 20h, uma atividade de promoção à saúde , em frente ao bloco B, promovida pelo Unovital e a Farmácia Escola. Materiais informativos também têm distribuição nas extensões de São Lourenço do Oeste e de Xaxim e na Farmácia Escola, Escritório Sócio-Jurídico e Clínica Escola de Psicologia.