Curso de Agronomia promove encontro entre acadêmicos e agricultores

Profissão

Na última quarta-feira (2), a Unochapecó recebeu a visita de cerca de 25 famílias do interior do município de Águas de Chapecó. O encontro foi promovido pelo curso de Agronomia, e faz parte das atividades do componente curricular "Estudos de Vivência Ativa" (EVA), onde os acadêmicos passam por um estágio em uma propriedade rural.

O estágio possui duas fases. Na primeira, que geralmente acontece em novembro, o estudante hospeda-se na propriedade rural por 15 dias, nesse período ele estuda todos os aspectos da família, da propriedade e da sociedade. A segunda fase acontece em maio do ano seguinte, nela o estudante retorna ao campo, onde realiza uma palestra, de um tema escolhido pelos moradores do local, além disso ele faz um levantamento econômico da propriedade. O resultado é a elaboração de um projeto para a propriedade rural.

Na visita realizada na quarta-feira, os acadêmicos apresentaram e entregaram os projetos para os agricultores. Além disso as famílias visitaram o Museu de Ciências Naturais da Unochapecó, os laboratórios do curso, a Biblioteca da universidade e o Viveiro Florestal.

Para o professor Celso Zarpellon, essa é a atividade mais importante do curso, pois “o estudante vai ao encontro do seu público, conhecendo todas as suas características, o que é essencial para qualquer profissão”, ressalta.

Para Ezequiel Pozzer, acadêmico do 7° período do curso, essa experiência reforça todo conhecimento obtido em sala de aula. "Conhecer pessoas novas é sempre muito importante, pois a troca de conhecimento é grande”, aponta. Ele fez o estágio na família de Sérgio Pegoraro. Para o agricultor a experiência foi muito valida e enriquecedora. “Ele ajudou a manter um controle, dos produtos produzidos e a aproveitar melhor o espaço na propriedade, aponta.

Encontro
Acadêmico