Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Agronomia na Uno

Além de diversos laboratórios, como Bromatologia, Sementes, Solos e Topografia, que são utilizados para o ensino, estágios, seminários  e outras atividades, o curso de Agronomia dispõe de grupos de pesquisa e atividades de extensão que permitem o contato direto dos acadêmicos com agentes e organizações da Agricultura Familiar. Entre as disciplinas do curso constam 144 horas de Estágio de Vivência Ativa,   90 horas de Estudo da Realidade Rural e 200 horas de prática profissional. Essas atividades estabelecem uma relação de proximidade com o mercado de trabalho.

Perfil do Profissional

O agrônomo participa das etapas das cadeias produtivas da agricultura. Pode atuar em organizações regionais e nacionais, ocupação do espaço rural, produção animal ou vegetal, transformação, comercialização e serviços e atividades de planejamento rural. Cuida da ligação  entre campo e cidade. No desenvolvimento rural, envolve-se na educação, inovação, pesquisa de mercado, tecnológica, produção de insumos e  prestação de serviços. Na produção animal, cuida dos rebanhos do nascimento até a gestão de toda a cadeia produtiva, preocupando-se com o bem-estar animal e a lucratividade do negócio. Na produção vegetal se envolve em todas as etapas, da pesquisa de insumos ao beneficiamento final. Junto aos agricultores, são os principais  agentes em ajudar a harmonizar produção com sustentabilidade.

Mercado de Trabalho

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e o setor agropecuário passa por uma fase de grande crescimento. Nesse cenário, os engenheiros agrônomos têm ocupado um papel de destaque como promotores das transformações observadas, que precisam  combinar a produção com a sustentabilidade.

  • Bacharelado
  • 5 ANOS (3880 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • CPC: Conceito 3

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso tem à disposição laboratórios de Bromatologia, Sementes, Solos, Topografia e conta também com o Viveiro Florestal Universitário.

  • Biblioteca

  • Laboratório de Análise de Solos

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório de Análise de Sementes

  • Auditório

  • Viveiro Florestal 

  • Atividade hortifrutigranjeira

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 2030066 | Requisitos: 0

Morfologia: Introdução; Organização geral da planta; Plantas inferiores e plantas superiores. Organografia das plantas superiores. Anatomia Vegetal: estrutura da planta e embrião; Evolução da estrutura da planta, caracterização e classificação de tecidos, topografia e funcionalidade. Anatomia de raiz, caule, folha e semente.

Código: 5010194 | Requisitos: 0

Estrutura da terra e sua Constituição. Geologia geral e mineralogia. Gênese do solo. Morfologia do solo. Matéria Orgânica do Solo.

Código: 5010195 | Requisitos: 0

Curso de Agronomia na UNOCHAPECO; A profissão do Engenheiro Agrônomo e áreas de atuação profissional, teórico e prático; Legislação profissional; Código de ética.

Código: 2010060 | Requisitos: 0

Caracterização dos seres vivos; Citologia; Estrutura, ultra estrutura e fisiologia celular. Aspectos gerais e específicos das células animais e vegetais. Estudo dos componentes celulares: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Organóide: estrutura e função. Núcleo; componentes e funções. Divisões celulares.

Código: 1060110 | Requisitos: 0

Fundamentos sobre cinética e equilíbrio químico, importância bioquímica do pH e escala ácido-base, hidrólise de sais e solução-tampão. Análises: gravimétrica, volumétrica, potenciométrica e espectrofotométrica.

Código: 1010459 | Requisitos: 0

Funções. Limites. Derivação. Aplicações da derivada. Integração. Integral definida e indefinida. Aplicações da integral definida.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 2030067 | Requisitos: 0

Introdução à botânica sistemática. Sistemas de classificação. Noções de sistemática de Criptógamas. Sistemática de Fanerógamas: Gimnospermas e Angiospermas. Estudo das principais famílias de interesse agronômico. Espécies com importância industrial, medicinal, ornamental e outros.

Código: 2080036 | Requisitos: 0

pH e sistema tampão. Química e importância biológica de aminoácidos, proteínas, carboidratos, vitaminas e coenzimas, lipídios, ácidos nucléicos. Enzimas: química, cinética e inibição. Bioenergética. Visão geral do metabolismo. Metabolismo dos carboidratos, lipídios e aminoácidos e proteínas. Biossíntese de proteínas. Inter-relações e regulação metabólicas. Bases moleculares da expressão gênica.

Código: 2020040 | Requisitos: 1

Leis de Mendel. Alelos múltiplos. Interação gênica. Efeitos do ambiente na expressão gênica. Ligação gênica e herança ligada ao sexo. Genética quantitativa.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 1050189 | Requisitos: 0

Introdução ao estudo da Topografia: conceito, objetivo e instrumentos topográficos. Medidas lineares e angulares. Planimetria: levantamentos planimétricos, representação gráfica. Erros. Divisão de Terras. Altimetria: Rede Brasileira Altimétrica. Métodos de Levantamento Altimétricos. Erros em Altimetria. Introdução ao Georeferenciamento de Imóveis Rurais.

Código: 1030513 | Requisitos: 0

Utilização de computadores. Sistemas operacionais. Aplicativos: processadores de textos e planilhas eletrônicas. Arquivos e banco de dados internet e intranet. Aplicação de softwares aplicados à agricultura.

Código: 10200026 | Requisitos: 1

População e amostragem; variáveis; funções; distribuição de freqüência; médias e medidas de tendência central; desvio padrão e outras medidas de dispersão; teoria elementar da probabilidade. Amostragem. Probabilidade.

Código: 5020021 | Requisitos: 0

Introdução ao estudo da ecologia. Níveis de organização biológica. Transferência de energia nos ecossistemas. Fatores ecológicos. Estrutura e dinâmica populacional. Fundamentos e evolução dos ecossistemas e agroecossistemas. Efeito de tecnologias sobre o equilíbrio tecnológico. Dimensões de percepção humana em relação às dinâmicas ambientais. A sociedade ocidental e o meio ambiente. Impactos ambientais da ação humana. A formação étnica e cultural da Região Oeste de Santa Catarina. A cultura e as relações homem / meio ambiente. As relações de trabalho e as atividades econômicas da Região Oeste e sua relação com o meio ambiente.

Código: 1050200 | Requisitos: 0

Vetores. Mecânica do corpo rígido: força, torque, equilíbrio, energia, potência. Fenômenos térmicos: transformações termodinâmicas, máquinas térmicas, termometria, calorimentria. Fenômenos eletromagnéticos: campo magnético de uma corrente elétrica, indução eletromagnética, espectro eletromagnético. Noções de peso específico. Movimento de partículas sólidas em líquidos. Comportamento de partículas nanométricas. Ótica geométrica, fotometria, difração de ondas. Noções de física moderna.

Código: 2040056 | Requisitos: 0

Conceito e divisão. Sistemas e categorias sistemáticas, regras da nomenclatura sistemática. Número e espécies protozoários. Anelídeos, platelmintos, nematóides, artrópodes, vertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos.

Código: 2040057 | Requisitos: 1

Anatomia e Fisiologia dos sistemas: nervoso, muscular, circulatório, respiratório, renal, endócrino, digestivo e reprodutivo. Digestão e absorção em animais monogástricos e poligástricos. Ruminação.

Código: 5010221 | Requisitos: 0

A origem da agricultura. Os principais sistemas agrários do mundo. A 1ª e a 2ª Revolução Agrícola Capitalista. Da crise da agricultura à crise geral. Os principais conceitos do enfoque sistêmico. Os principais sistemas de produção do sul do país.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 3000041 | Requisitos: 0

Desenho Geométrico: volume de sólidos geométricos. Convenções, normalização, contagem e escalas. Noções de Geometria Plana - área de figuras planas. Perspectivas: tipos, perspectiva geométrica e cavaleira. Desenho mecânico: noções básicas. Desenho arquitetônico: plantas baixas, fachadas, plantas de situação e localização.

Código: 5010230 | Requisitos: 2

Estratégias de transformação da realidade rural. Teorias e sistemas de extensão rural: a extensão rural no mundo e na América Latina; o sistema oficial de extensão rural no Brasil; os limites dos enfoques tradicionais e o "repensar" da extensão no âmbito federal, estadual e municipal; a extensão rural das cooperativas; a extensão rural privada; a extensão dos organismos não governamentais. A organização de agricultores: a agricultura familiar e o associativismo; as vantagens econômicas, sociais e agroeconômicas da organização; os diferentes tipos de organização, os principais problemas enfrentados pelas associações, a regulamentação das associações; a questão da liderança e do processo democrático. Comunicação rural: o processo de comunicação humana e os problemas de comunicação entre técnicos e agricultores. A percepção dos desenhos; as variáveis da compreensão de textos por parte dos agricultores; a elaboração de material escrito para agricultores. A elaboração de programas de rádio, vídeo, audiovisuais, a estruturação de palestras, seminários. A assistência técnica: uma assistência técnica educativa. As unidades de aprendizagem; as reuniões; as unidades demonstrativas; os dias de campo; as visitas; o processo de avaliação.

Código: 2070032 | Requisitos: 2

Introdução: o lugar da fisiologia vegetal na formação agronômica; fotossíntese; fotoquímica, bioquímica da fixação de CO2; radiação; fotorespiração e fotossíntese; fatores que afetam a fotossíntese; destino dos produtos da fotossíntese. Respiração: balanço energético; quociente respiratório e compostos intermediários; fatores que afetam a respiração. Metabolismo mineral: função de macro e micro nutrientes; absorção e transporte de íons; assimilação de nitrogênio pelas plantas. Relações hídricas: funções e propriedades físicas de água; o movimento da água através da planta. Translocação e distribuição de assimilados na planta. Crescimento e desenvolvimento de plantas: medidas de crescimento; mecanismos e níveis de controle do desenvolvimento; etapas do desenvolvimento; reguladores vegetais e processos relacionados.

Código: 5040125 | Requisitos: 2

Conceito e importância da bromatologia; estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos; determinação dos constituintes fundamentais dos alimentos; classificação dos alimentos e avaliação nutricional dos alimentos.

Código: 5040124 | Requisitos: 0

Evolução da zootecnia como ciência; conceitos de espécie, indivíduo, raça, aptidão, função e produto; exterior dos animais e avaliação do mérito individual; conformação e função; termorregulação; ambiente e funções produtivas.

Código: 5010223 | Requisitos: 1

O solo como sistema trifásico: fases sólida, líquida e gasosa. Minerais e principais características com a química do solo. Principais propriedades químicas do solo. Principais propriedades físicas do solo. Matéria orgânica do solo. Avaliação do estado nutricional das plantas. Análise química do solo para fins de recomendação de calagem e adubações. Tipos de adubação. Cálculos para recomendações de correção e adubação com base em análise do solo. Dinâmica dos nutrientes e correção das deficiências pela adubação mineral e/ou orgânica. Tipos, origens e manejo de adubos minerais, orgânicos e verdes.

Código: 5010224 | Requisitos: 1

Importância da Experimentação Agrícola. Conceitos de experimento, tratamento, unidade experimental, delineamento experimental. Princípios básicos da Experimentação Agrícola. Erros cometidos em Experimentação Agrícola e suas principais causas. Tratamento de dados experimentais. Planejamento de experimentos. Experimentos usados na agricultura. Delineamentos experimentais básicos: inteiramente casualizados, blocos completos ao acaso, quadro latino. Experimentos fatoriais: bifatoriais, trifatoriais, parcelas subdivididas, correlação e regressão.

Código: 5010225 | Requisitos: 1

Introdução ao melhoramento de plantas; evolução das plantas cultivadas; Sistemas de reprodução e mecanismos de variabilidade genética; centros de origem e diversificação; conservação de recursos genéticos; ação gênica; teoria da linha pura e genética das plantas autógamas; métodos de condução de populações segregantes em plantas autógamas; bases genéticas da seleção em espécies alógamas: lei de Hardy-wenberger; Métodos de melhoramento de plantas alógamas; Métodos de melhoramento de plantas de propagação vegetativa; bases genéticas da resistência a moléstias, pragas e estresses ambientais; melhoramento participativo.

Código: 5030035 | Requisitos: 1

Resistência dos materiais, concreto simples e concreto armado; princípios básicos para dimensionamento de estruturas de concreto armado, vigas simples, colunas simples, fundações rasas. Estudo dos materiais de construção utilizado nas construções rurais. Construções e edificações rurais: técnica de construção com detalhamento das etapas: projetos e orçamentos de materiais.

Código: 5070154 | Requisitos: 1

Introdução à tecnologia dos produtos de origem vegetal e animal. Fatores que provocam alterações nos alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Tecnologia produtos vegetais: elaboração de conservas salgadas, doces. Elciotecnia: características da matéria-prima: beneficiamento, obtenção de óleo. Matéria-prima para a obtenção de derivados de cereais: trigo, milho. Enologia: obtenção do mosto que deriva, fermentação alcoólica, conservação e envelhecimento do vinho. Obtenção de outras bebidas fermentadas: champanhe, cerveja. Tecnologia do leite e derivados: beneficiamento, equipamentos, processos industriais, sub-produtos e novos métodos de conservação do leite. Tecnologia de carnes: beneficiamento, equipamentos, processos industriais, sub-produtos. Sanitização e controle de qualidade de produtos agropecuários.

Código: 5010222 | Requisitos: 1

Proporcionar ao aluno uma relação mais efetiva com os agricultores e o meio rural, de forma que o mesmo possa adquirir um leque maior de experiências, que o capacite a trabalhar com melhor qualidade os processos de desenvolvimento rural. Vivenciar e estudar uma unidade de produção agrícola, e do contexto ecológico, social e econômico em que esta se insere, qualificando a produção do conhecimento científico na Universidade a partir de uma relação de troca direta com o conhecimento popular. Isso propicia a vivência de um ambiente de multi - interdisciplinariedade, onde os acadêmicos compreendam a integralidade dos processos que ocorrem no meio rural;

Código: 5010229 | Requisitos: 1

Princípios básicos de entomologia. Conceito de pragas. Manejo de pragas: medidas de controle e manejo integrado. Ordens dos insetos de interesse agrícola. Ecologia dos insetos. Identificação, biologia, prejuízos e manejo de pragas nas principais culturas e no armazenamento de grãos. Toxicologia: grupos de inseticidas; conceitos gerais; tecnologia da aplicação de agrotóxicos; receituário agronômico. Coleção entomológica de pragas de importância agronômica.

Código: 5010227 | Requisitos: 0

Introdução à biologia e microbiologia dos solo. Caracterização dos microorganismos: bactérias, micoplasmas, mixomicetos, fungos e vírus. Meso e macro fauna do solo. Metabolismo microbiano. Microorganismos e fatores abióticos. Crescimento microbiano. Fundamentos de ecologia microbiana. Rizosfera. Ciclo do carbono, nitrogênio e fósforo. Metanogênese. Microorganismos do solo e agroquímicos. Interações entre plantas e organismos do solo. Técnicas de esterilização, isolamento e observação de microorganismos.

Código: 6040128 | Requisitos: 0

Código: 5010228 | Requisitos: 1

Elementos e fatores do clima. Observações meteorológicas para fins agrícolas. Estações agroclimáticas e meteorológicas. Instrumentos meteorológicos. Radiação solar: balanço de energia de uma superfície. Temperatura do solo. Temperatura do ar. Umidade do ar. Geadas. Granizo. Precipitação pluvial. Evaporação e Evapotranspiração. Coeficiente de cultura. Armazenamento de água no solo. Balanço hídrico. Zoneamento climático. Pressão atmosférica. Vento. Classificação climática - Circulação geral e regional da atmosfera. Fundamentos de manejo. Avaliação do crescimento e desenvolvimento vegetal. Fatores ecológicos que afetam o crescimento e desenvolvimento de uma população vegetal. Interações em comunidades vegetais. Fisiologia do estresse

Código: 5040126 | Requisitos: 2

Princípios da nutrição animal; nutrientes; digestão e absorção; normas e padrões de alimentação animal; exigências nutricionais dos animais, cálculo de concentrados e cálculo de rações para animais.

Código: 5040127 | Requisitos: 1

Produção animal baseada em pastagens; botânica de gramíneas e leguminosas; qualidade de forragem; base para manejo de forrageiras e pastagens; instalação de pastagens; utilização de pastagens: sistemas de pastejo e métodos de pastagens; relação solo-planta-animal; sistemas de integração; manejo de pastagens; forrageiras cultivadas recomendadas para SC; conservação de forrageiras: fenação e ensilagem. Melhoramento de pastagens naturais; planejamento forrageiro.

Código: 5010232 | Requisitos: 0

Conceito de doenças. Classificação das doenças. Divisão da Fitopatologia (Fungos, bactérias, vírus, viróides, micoplasmas, nematóides, protozoários). Doenças parasitárias: importância, sintomatologia, etiologia e controle. Herbário.

Código: 5010226 | Requisitos: 1

Foco no estudo é a avaliação técnica e econômica da mesma unidade familiar de produção e consumo vivenciada no EVA I, com uma semana de atividades (estágio) a campo. A partir do contato mais efetivo estabelecido com os agricultores e o meio rural através de vivência na etapa anterior, será realizado o estudo/pesquisas do sistema de produção bem como realizadas palestras como exercício e experiência de troca de saberes;

Código: 60200362 | Requisitos: 1

Noções básicas de economia. Sistemas econômicos. Lei da Oferta e da Procura e os produtos agrícolas. Estrutura de mercado. Crédito rural. Sistemas de produção. Tipificação de propriedades rurais. Ferramentas de gestão.

Código: 5010231 | Requisitos: 1

Tratores e motores. Máquinas de preparo do solo. Máquinas de implantação de culturas. Máquinas para a condução de culturas. Máquinas de colheita. Análise operacional em mecanização agrícola. Análise econômica em mecanização agrícola. Planejamento da mecanização agrícola. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos.

Código: 5010233 | Requisitos: 0

Sociologia e economia rural como instrumentos de desenvolvimento; Desenvolvimento rural na região Oeste Catarinense; Elementos de diagnóstico sócio - econômico e ambiental: diagnóstico de diferentes realidades rurais; O papel do diagnóstico no desenvolvimento rural; A organização de ações pró desenvolvimento rural a partir do estudo da realidade.

Código: 5040128 | Requisitos: 1

Introdução. Origem do suíno. Suinocultura no Brasil. Sistemas de criação de suínos: tipos e formas de produção de suínos. Raças suínas. Manejo de suínos: manejo reprodutivo, nutricional, suínos para o abate. Instalações em suinocultura. higiene e profilaxia em suinocultura. Manejo dos dejetos.

Código: 60200363 | Requisitos: 1

Noções básicas de economia. Sistemas econômicos. Lei da Oferta e da Procura e os produtos agrícolas. Estrutura de mercado. Crédito rural. Sistemas de produção. Tipificação de propriedades rurais. Ferramentas de gestão.

Código: 5020022 | Requisitos: 1

Situação florestal de Santa Catarina; importância econômica da silvicultura. A obtenção de sementes florestais. Viveiros florestais: instalações; produção de mudas; estudo da produção de mudas das principais espécies cultivadas exóticas e nativas. Formação de florestas: plantio; tratos culturais em florestas artificiais. Legislação florestal.

Código: 5010234 | Requisitos: 0

A problemática do planejamento; níveis e tipos de planejamento; características e princípios. Planejamento e sustentabilidade. Planejamento e o uso dos recursos naturais, humanos e financeiros. Elaboração de projetos, de programas e de planos de desenvolvimento rural; os ângulos de estudo de um programa e projeto; tipos de programa e projetos; as etapas da elaboração, a execução dos projetos. Avaliação de projetos agropecuários; avaliação econômica e financeira. Administração de Projetos Agropecuários: níveis de administração; acompanhamento e avaliação no processo.

Código: 9000272 | Requisitos: 0

A ementa será definida pelos colegiados dos cursos, no semestre precedente da oferta. Obs.: Os Tópicos Integradores são componentes curriculares dos cursos, voltados para reforçar a interdisciplinaridade e a correção de lacunas existentes no processo de aprendizagem da formação do estudante do curso específico. Sendo cumpridas através de módulos, com conteúdos definidos por avaliação-diagnóstica dos estudantes, observado a regulamentação expedida pela Instituição.

Código: 5010235 | Requisitos: 1

Morfologia do solo. Principais características dos horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais. Classificação de Solos e sua distribuição geográfica no Brasil. Levantamentos pedológicos: procedimentos e uso de mapas de solo. Classificação interpretativa do solo para uso agrícola e outros fins. Principais Solos do Brasil e Santa Catarina.

Código: 5000024 | Requisitos: 2

Ciência e pesquisa; A pesquisa como instrumento para o desenvolvimento humano, social e ambiental; a pesquisa em Ciências Agrárias; Diferentes métodos de pesquisa em Ciências Agrárias; Metodologia de diagnóstico de realidades rurais; Metodologias de elaboração de projetos em Ciências Agrárias. Apresentação do projeto do trabalho de conclusão perante uma banca formada pelo Coordenador da disciplina; o orientador do/a acadêmico/a e um professor de área afim.

Código: 5010236 | Requisitos: 1

Morfologia e embriologia de sementes. Produção de sementes; caracterização dos campos para a produção de sementes; legislação; inspeção dos campos para a produção; "roguing"; produção de sementes fiscalização de diversas culturas; colheita de sementes. Secagem e beneficiamento de sementes: processos e métodos de secagem; tipos de secadores; princípios básicos de beneficiamento das sementes; operações de beneficiamento. Armazenagem de sementes: fatores que afetam a longevidade e operações de armazenamento. Análise de sementes: os procedimentos de amostragem; os procedimentos analíticos.

Código: 5010237 | Requisitos: 1

Ecofisiologia: elaboração do rendimento; época da semeadura; variedades e cultivares; manejo de área; estabelecimento e manejo da lavoura; colheita, armazenamento e utilização; em sistemas de cultivo de cereais de estação estival e leguminosas.

Código: 5010238 | Requisitos: 1

A dinâmica recente da agricultura brasileira e regional: o complexo agro-industrial; a modernização tecnológica; impasses e perspectivas do desenvolvimento agrário brasileiro. Estado de desenvolvimento: políticas agrícolas; políticas agrárias; políticas territoriais; reformas agrárias. Legislação e desenvolvimento. O desenvolvimento local, regional e o desenvolvimento rural.

Código: 5040129 | Requisitos: 1

Introdução ao estudo da avicultura; sistemas de produção de aves; plantel avícola; melhoramento genético; ambiência avícola; alimentação de aves; manejo em frangos de corte, manejo em aves de postura; incubação; biossegurança na produção de aves; tratamento de dejetos.

Código: 5010239 | Requisitos: 1

Solo como recurso natural. Hidrologia de superfície. Erosão hídrica e eólica: predição e impactos. Controle de erosão do solo. Equação Universal da Perda de Solo. Sistemas de cultivo. Adubação Verde e Rotação de culturas. Sistemas Agroflorestais. Microbacias hidrográficas. Manejo e conservação do solo e da água. Capacidade de uso do solo. Indicadores de qualidade do solo e sustentabilidade.

Código: 3010271 | Requisitos: 0

Fundamentos de hidráulica agrícola. Princípios básicos de hidrostática e hidrodinâmica. Captação de água para irrigação, represamento ou açudagem, estações de bombeamento. Condução de água para irrigação e drenagem: condutos livres; condutos sob pressão. Hidrometria. Máquinas hidráulicas.

Código: 5010240 | Requisitos: 1

Conceito e importância econômica e social da fruticultura. Propagação de plantas frutíferas. Viveiros. Instalações e manejo de pomares. Fatores que afetam a fruticultura. Fruticultura de perenifólias: citros; mamoeiros; abacaxizeiros; goiabeira. Fruticultura de caducifólias: videira, figueira, pessegueiro, ameixeira, macieira, pereira. Manejo pós-colheita.

Código: 5010241 | Requisitos: 1

Ecofisiologia; elaboração do rendimento; época da semeadura; variedades e cultivares;manejo de área; estabelecimento e manejo da lavoura; colheita, armazenamento e utilização; em sistemas de cultivo de cereais de estação fria, raízes, tubérculos e cana-de-açúcar.

Código: 5010242 | Requisitos: 1

Origem e evolução de plantas invasoras. Biologia de plantas invasoras. Danos causados pelas plantas invasoras. Interferências entre as plantas cultivadas e as plantas invasoras. Métodos de controle. Controle de plantas invasoras nas principais culturas anuais e perenes de SC. Controle químico de plantas invasoras. Tecnologia de aplicação de herbicidas. Comportamento dos herbicidas no ambiente. Sistema de recomendações técnicas. Toxicologia relacionada aos herbicidas.

Código: 5040130 | Requisitos: 1

Introdução ao estudo da bovinocultura de leite; fatores que interferem na produção de leite; sistemas de produção de leite; raças utilizadas para produção de leite; criação e manejo dos animais; manejo da lactação; instalações e equipamentos, reprodução e melhoramento genético; alimentação de bovinos de leite; higiene e profilaxia em bovinocultura de leite; acompanhamento e controle técnico da produção; tratamento de dejetos.

Código: 1000028 | Requisitos: 0

Aprofundamento da formação profissional do estudante proporcionada pela vivência em organizações econômicas, educacionais, técnico científicas, de fomento, de desenvolvimento rural, manejo e conservação de recursos naturais e outras, destinadas às atividades de exercício profissional do Engenheiro Agrônomo. Compreensão das relações existentes no mundo do trabalho através da prática visando a inserção do estudante no mercado de trabalho.

Código: 5000025 | Requisitos: 1

Defesa final do Relatório do Trabalho de Conclusão de Curso.

Código: 5010243 | Requisitos: 1

Introdução: Conceitos gerais em olericultura; importância. Classificação de hortaliças. Horta: classificação das hortas; instalações da horta; planejamento da horta comercial. Colheitas e manejo pós colheita. Cultivo de hortaliças: tuberosas; brassicaceas; aliaceas; solanaceas e rosaceas. Produção de sementes de hortaliças. Produção de hortaliças em abrigos plásticos. Manejo de matéria orgânica da água.

Código: 5030036 | Requisitos: 1

A água na agricultura. Aspectos físico-hídrico e hidrodinâmico do solo. A água e a planta. A água e o solo. Sistemas solo-água-planta-atmosfera. Irrigação: importância e características da irrigação; parâmetros para o cálculo de um projeto de irrigação; métodos de irrigação. Drenagem: importância na agricultura; drenagem e desenvolvimento das culturas; parâmetros para drenagem; métodos de drenagem; sistemas de drenagem. A água como recurso natural.

Código: 60200364 | Requisitos: 0

Sistemas de comercialização agrícola. Conceitos básicos em comercialização agrícola. Funções da comercialização agrícola. Transporte, armazenamento e processamento. Análise institucional. Intermediários, - Margem e Markup de Comercialização. Análise de Preços: Tendências, Ciclos e Sazonalidade. Estratégias de comercialização. Mercado futuro: hedging de produtos de câmbio. Políticas de mercado agrícola. Agricultura familiar e estratégias de mercado.

Código: 5010244 | Requisitos: 1

Introdução ao estudo do paisagismo; Critérios para escolha das espécies vegetais de finalidade ornamental; Projetos paisagísticos; Noções de floricultura; Propagação das plantas ornamentais; Espécies vegetais de valor ornamental; Cultura das principais flores de corte; Verde viário.

Código: 5040131 | Requisitos: 1

Realidade da produção de bovinos de corte. Origem e domesticação; Descrição das principais raças bovinas de corte; Cruzamento industrial; Manejo de bovinos de corte: Aspectos reprodutivos; Manejo geral do rebanho; Práticas de criação; Manejo de reprodutores; Instalações; Higiene e profilaxia.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 5010245 | Requisitos: 0

Policultivo (importância e características, modelos e manejo). Consorciação (peixes/aves, peixes/suínos, peixes/arroz). Reprodução de peixes (fisiologia, reprodução natural e artificial, produção de alevinos). Manejo de reprodução, alevinagem e engorda de espécies continentais e marinhas. Cultivo em gaiolas e cercas. Aspectos econômicos e comercialização.

Código: 5010246 | Requisitos: 0

Conceito de sustentabilidade. Avaliação de um sistema de criação de espécies zootécnicas. Custos energéticos, econômicos, sociais, ambientais e etológicos associados à criação animal. Exemplos de processos produtivos sustentáveis: produção de carne, leite e ovos à base de pasto.

Código: 5010247 | Requisitos: 0

Sistemas orgânicos de produção. Normas legais para a produção de Orgânicos no Brasil e no mundo. Sistemas agroecológicos de produção. Sistemas de certificação e rastreabilidade.

Código: 5010248 | Requisitos: 0

Introdução à tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. Regulagem e calibração de equipamentos aplicadores de sólidos. Perfil de distribuição volumétrico das pontas de pulverização. Avaliação qualitativa da pulverização. Assistência de ar em pulverização. Turbopulverizadores. Técnicas e equipamentos de aplicação em fruticultura, horticultura e florestas. Gotas carregadas eletricamente. Nebulização. Aplicação de agrotóxicos com aeronaves agrícolas. Formulações. Surfantes e mistura de agrotóxicos. Manejo de agrotóxicos no ambiente.

Código: 5010249 | Requisitos: 0

Conceitos e definições de áreas degradadas; Fatores e processos geradores de degradação; Fontes de degradação e caracterização dos contaminantes/poluentes: indústrias, mineração, desmatamento, agricultura e áreas urbanas; Efeitos da degradação; Caracterização de passivos ambientais: investigação preliminar e definição das áreas de influência; Técnicas, métodos e processos físicos, químicos e biológicos para recuperação de áreas degradadas; Projetos de recuperação de áreas degradadas.

Código: 5010250 | Requisitos: 0

Quantificação, funcões, valoração e perda da biodiversidade. A Convenção sobre Biodiversidade (CDB) e seus impactos sobre os recursos geneticos. Uso, conservação e manejo dos Recursos Geneticos Vegetais (RGVs). Abordagens baseadas na CDB sobre conservação e uso de RGVs. Biodiversidade, agricultura, meio ambiente e sustentabilidade.

Código: 5010251 | Requisitos: 0

Importância sócio-econômica da floricultura. Manejo de substratos e condicionamento da floricultura envasada. Adubação e irrigação em plantas ornamentais. Técnicas de propagação e sistemas de manejo de plantas ornamentais. Técnicas de produção das principais espécies de flores e de plantas ornamentais. Controle das condições ambientais.

Código: 5010252 | Requisitos: 0

Conteúdos práticos de biologia celular: organização laboratorial, uso e calibração de equipamentos, elaboração de soluções estoque e de meios de cultura. Extração, desinfestação e cultivo de explantes. Rotas morfogenéticas in vitro. Conteúdos práticos de biologia molecular: extração de DNA, Resolução molecular de DNA e Proteínas. Uso e aplicação de marcadores genéticos e moleculares.

Código: 5010253 | Requisitos: 0

Llegislação ambiental brasileira. Conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. Licenciamento Ambiental e o Estudo de Impacto Ambiental. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Lei de Crime Ambientais. Reparação de danos ambientais. Conceito de gestão ambiental. Amostragem e Inventário da paisagem. Análise regressiva e prognose da paisagem. Monitoramento físico espacial de paisagem.

Código: 5010254 | Requisitos: 0

Abordagens bioquímicas e fisiológicas do desenvolvimento de frutos e outros órgãos de plantas submetidos a práticas de pós-colheita. Produtos vegetais climatéricos e não climatéricos. Fatores internos e externos relacionados com a senescência e causadores de perdas em pós-colheita. Manejo, instalações e controle de qualidade de produtos vegetais.

Código: 5010255 | Requisitos: 0

Origem, histórico, produção in vivo e in vitro de espécies medicinais, aromáticas e condimentares. Importância econômica, social e aspectos de mercado, quimiotaxonomia, classes de metabólitos secundários, vias biossintéticas, ensaios de atividade biológica, metabólitos secundários de origem marinha. Sistemas de cultivo e desenvolvimento de produtos a partir de espécies medicinais, aromáticas e condimentares.

Código: 5010256 | Requisitos: 0

Botânica e ecologia da videira. Melhoramento genético e variedades. Propagação, viveiros e produção de mudas. Preparo solo, implantação, manejo e conservação do solo em vinhedos. Fisiologia e manejo da videira. Manejo e controle de doenças e pragas da videira. Maturação e colheita da uva. Microbiologia Enológica. Química enológica. Vinificações. Prática enológica. Maturação, envelhecimento e engarrafamento de vinhos. Análise Sensorial. Controle qualidade e rastreabilidade. Valorização dos produtos e marketing vitivinicola.

Código: 5010257 | Requisitos: 0

Estado, Políticas Públicas e modelos de desenvolvimento; Políticas de Crédito Rural e Crédito Fundiário; Política de Pesquisa Agropecuária e Assistência técnica e extensão rural; Políticas Ambientais; Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf) e Seguro agrícola; Política de Segurança Alimentar e Nutricional; Políticas de Agroindustrialização e Agregação de Valor; Territorialização como instrumento de formulação e gestão de políticas públicas integradas; Organizações Sociais e Grupos de Pressão e políticas públicas; Plano Safra; Descentralização do Estado, Municipalização da agricultura e novas instâncias participativas; Bases teóricas do desenvolvimento territorial e da sustentabilidade; Planejamento e gestão territorial; Novas ruralidades; Agricultura familiar, diversidade social, multifuncionalidade e pluriatividade agrícola.

Código: 5010280 | Requisitos: 0

Análise química do solo para fins de recomendação de calagem e adubações. Tipos de adubação. Cálculos para recomendações de correção e adubação com base em análise do solo. Dinâmica dos nutrientes e correção das deficiências pela adubação mineral. Tipos, origens e manejo de adubos minerais e orgânicos.

COORDENAÇÃO

FABIO JOSE BUSNELLO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2010). Pós-graduação em Georreferenciamento e Levantamentos Geodésicos de Imóveis Rurais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2012). Mestre em Produção Vegetal do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade de Passo Fundo (2012). Doutorado em Produção Vegetal UDESC (2015). Atualmente é professor titular do Curso Agronomia, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus