Estudantes de Agronomia da Uno visitam empresa agrícola

No dia 30 de setembro, estudantes de Agronomia da Unochapecó conheceram a empresa Stara, na cidade de Não–Me–Toque, Rio Grande do Sul. A viagem é referente às disciplinas de Seminário Temático e Mecanização Agrícola e proporcionou ver na prática a área de maquinário agrícola. A visita técnica permitiu aos estudantes entender a evolução atual do setor, observando desde a fabricação até o ponto de expedição e funcionalidade no campo.

A Stara atualmente ocupa o segundo lugar nacional em arrecadação no setor de mecanização agrícola e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor, exportando produtos para mais de 30 países. “A possibilidade do estudante conhecer tecnologias atuais que auxiliem na prática e solução de problemas ligados ao setor de mecanização agrícola, melhora a eficiência das operações e seu conhecimento”, afirma o professor Fábio José Busnello, que acompanhou a viagem.

Fábio destaca ainda, que o campo agrícola atualmente emprega cerca de 37% da mão de obra no país, sendo responsável por 25% do PIB e 44% das exportações nacionais. “Os acadêmicos ficaram maravilhados com o poder da agricultura no setor agrícola mundial, mostrando comprometimento com o aprendizado, tendo assim a percepção da grandiosidade deste campo”.

Para o futuro Engenheiro Agrônomo do 7º período, Neomar Sandrin, entender os processos de desenvolvimento e melhoria das tecnologias agrícolas possibilita conhecimentos para além da sala de aula. ”A visita nos proporcionou uma visão geral de todos os processos. Contemplamos o que existe de mais moderno em uma empresa com 54 anos de experiência em agricultura. Concomitante a isto, melhoramos nossa rede de relacionamentos”, assinala.

Visita técnica
Stara