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Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizaram saída de campo

11 de August de 2012

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  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas fazendo a caracterização de um dos locais de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas fazendo a caracterização de um dos locais de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas organizando a rede de plâncton para realizar a coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas organizando a rede de plâncton para realizar a coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas chegando no segundo ponto de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas chegando no segundo ponto de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas tirando coordenada geográfica do segundo ponto de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas tirando coordenada geográfica do segundo ponto de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas fazendo as anotações referente a caracterização do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas fazendo as anotações referente a caracterização do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudantes do segundo período do curso de Ciências biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando a Condutividade Elétrica do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando a Condutividade Elétrica do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas mensurando o Oxigênio Dissolvido e a Temperatura da água do local de coleta de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas fazendo coleta com rede de plâncton de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas fazendo coleta com rede de plâncton de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas fazendo coleta com rede de plâncton de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas fazendo coleta com rede de plâncton de protistas de água doce. Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller

  • <p>Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller</p>

    Estudante do segundo período do curso de Ciências Biológicas verificando, com auxílio do microscópio, quais e quantos protistas de água doce encontraram nas amostras.  Foto. Eliara Solange Müller

No dia 20.10.2012 estudantes do segundo período do curso de Ciências Biológicas, realizaram saída de campo da disciplina de Biologia dos Fungos e Protistas.

O objetivo da saída de campo foi conhecer métodos de coleta e diversidade de protistas de água doce. Para a atividade foram escolhidos três pontos amostrais, duas lagoas e um riacho. Os estudantes, durante a saída de campo, caracterizaram o ambiente (observando mata ciliar, presença de lixo, quantidade de plantas aquáticas...), tiraram a coordenada geográfica do local, mensuraram alguns fatores abióticos (temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade e pH da água) e coletaram água com redes de plâncton. 

Em laboratório, analisaram esta água com auxílio de microscópio, para verificar quantos e quais protistas estavam presentes. Após a atividade prática, os estudantes em grupos, escreveram um relatório em formato de artigo científico.

Segundo a estudante Dayana Salvi “Na teoria surgem dúvidas que na prática você pode saná-las e ir além com o conhecimento. Também, essas atividades em grupo, são importantes, pois trocamos informações e dúvidas e juntos trabalhamos, pois um biólogo dificilmente trabalha sozinho, então é uma forma também de irmos nos habituando com o trabalho coletivo”.

O Acadêmico Guilherme Mergen salientou que a saída de campo foi “muito importante para o conhecimento das áreas de coletas dos protistas, e para aprender a analisar lugares poluídos e os estados físicos e químicos da água”.  

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