Alunos de Ciências Biológicas visitam sítios arqueológicos

Acadêmicos do 8º período do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, realizaram nos dias 17 e 18 de outubro uma viagem de estudos para três municípios da região central do Rio Grande do Sul. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos obtidos na disciplina de Paleontologia, sobre os sítios paleontológicos.

Nessa região do estado gaúcho, encontra-se a Rota Paleontológica, que possui sítios, parques, além de outros elementos que fazem parte do patrimônio histórico do País. Nesses sítios, encontram-se fósseis de animais e plantas do período Triássico, entre 250 e 200 milhões de anos atrás.

No município de São João do Polêsine, os estudantes assistiram uma palestra com o professor Sérgio Dias da Silva, coordenador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA). Sérgio abordou sobre a criação do CAPPA e mostrou fósseis de animais vertebrados que são utilizados em teses e dissertações. Os acadêmicos também puderam observar os fósseis de três dinossauros, encontrados no mesmo bloco de rocha sedimentar pela equipe do professor.

uno

Em São Pedro do Sul e Mata, os discentes conheceram alguns dos mais importantes sítios paleobotânicos do mundo. São troncos mineralizados de plantas representantes das coníferas, pteridospermas e ginkgoales.

De acordo com o professor Ronei Baldissera, a viagem contribuiu para o conhecimento prático acerca da história evolutiva da paisagem e da biodiversidade do sul do Brasil. “Os alunos entraram em contato direto com fósseis de plantas e animais, experiência possível somente com a saída”, completa ele.

Viagem de estudos
Saída de campo