Uma pós-graduação agrega conhecimento à vida das pessoas.

Entenda como uma pós-graduação pode ser o melhor para você

12/05/2021
Por: Unochapecó
Uma pós-graduação agrega conhecimento à vida das pessoas.

Sempre ouvimos falar que conhecimento não ocupa espaço. Melhor do que isso, ele abre caminhos, tanto para a realização pessoal quanto para a profissional. E é isso que uma pós-graduação agrega à vida das pessoas: conhecimento.

 

Há tempos que o mercado de trabalho já exige mais do que uma graduação. Obviamente, essa é a primeira fase da formação profissional, mas tão logo o diploma é alcançado, outras necessidades surgem, e voltar a estudar aparece como uma alternativa bastante viável.

 

Então, se você já é formado, já está trabalhando na sua área, mas almeja subir alguns degraus na carreira ou mesmo se especializar em um segmento específico na sua profissão, confira os benefícios de um curso de pós-graduação.

 

Especialização em uma área de interesse

 

A maioria das profissões oferece múltiplas possibilidades de atuação. Na graduação, as disciplinas geralmente são genéricas e, por isso, existem os cursos de especialização, como pós-graduação lato e stricto sensu.

 

Esses cursos permitem que o profissional generalista, com diploma de graduação, aperfeiçoe seus conhecimentos e desenvolva habilidades em áreas específicas, dominando profundamente um assunto de seu interesse.

 

Enquanto os cursos lato sensu são mais voltados para o mercado de trabalho, os cursos stricto sensu, que são os mestrados e doutorados, voltam-se para a formação de docentes e pesquisadores. 

 

Geralmente, quem escolhe a docência e a pesquisa também passa pelo curso de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu) e depois segue os estudos para se tornar mestre e/ou doutor.

 

Mas o foco aqui é a especialização para melhorar seu desempenho profissional, conhecer uma área específica e alcançar resultados que façam a diferença para a empresa, independentemente de ela ser sua ou de você trabalhar nela.

 

Qualquer que seja sua formação inicial, há muitos caminhos a seguir dentro da mesma profissão, exercendo atividades específicas e contribuindo para o desenvolvimento do mercado ao aliar o conhecimento generalista com a visão de um especialista no assunto.

 

Ainda, profissionais especializados têm mais chances de serem promovidos e mais autonomia para mudar de empresa, se desejarem. Veja o próximo item.

 

Currículo diferenciado para ascensão profissional

 

Que um curso de pós-graduação dá um up no currículo não há dúvidas. É a primeira opção para se diferenciar de quem parou no diploma da graduação.

 

E a lógica é que o profissional com um currículo que se sobressai ao da maioria, tem mais chances de ascensão na carreira - tanto para conquistar uma promoção, quanto para buscar novas oportunidades no mercado.

 

Assim, se você tem interesse por uma área específica da sua profissão, uma especialização é sua chance de conhecer mais sobre o assunto, tornar-se um especialista naquele segmento e chamar a atenção de gestores com os resultados que você entrega.

 

Pós-graduação para continuar aprendendo

 

E aquela sensação de ter parado no tempo. Quem nunca teve?

 

Pois é! Assim que a graduação termina, o recém-formado está cheio de ideias, motivado a dar o seu melhor e fazer a diferença. 

 

Depois de um tempo, a rotina toma conta e, não que o trabalho deixe de ser interessante ou útil, mas vem aquele sentimento de estagnação, especialmente quando chega um colega novo, recém-formado, cheio de ideias…

 

Nessa hora, a pós-graduação se torna uma oportunidade muito interessante, já que permite ‘voltar à ativa’, retomar os estudos, ficar por dentro das tendências da sua área de atuação. 

 

E esse contato com o conhecimento, com professores e com colegas estimula as novas ideias, motiva a buscar novas possibilidades, a ver as mesmas situações com um olhar diferente.

 

Sem falar nos benefícios que esses novos aprendizados trazem para a vida pessoal e até para a saúde mental. 

 

Sair da zona de conforto, quebrar a rotina para incluir na agenda o tempo de estudo, provoca uma reorganização no cérebro, que precisa se adaptar às mudanças. E há inúmeros estudos científicos que abordam esse assunto. Não cabe detalhar aqui, mas fica a dica, se quiser buscar mais informações sobre isso.

 

Melhorar as relações interpessoais

 

Via de regra, seres humanos dependem das relações interpessoais. Querendo ou não, o contato com outras pessoas é inevitável, seja nas relações pessoais - família, amigos, vizinhos, seja no trabalho - colegas, chefes, clientes. 

 

Salvo raríssimas exceções, não há como escapar.

 

E essas relações, especialmente as profissionais, também são impactadas a partir do momento que você inicia uma pós-graduação. 

 

Primeiro, porque vai conhecer pessoas novas, que atuam no mesmo segmento que você, que provavelmente têm algumas coisas em comum, mas que também têm experiências diferentes para compartilhar. E essa troca é muito enriquecedora.

 

Segundo, porque você vai ter mais autoridade para falar sobre o que você faz, seu trabalho, seu dia a dia. Isso vai deixá-lo mais seguro em situações que fogem da rotina, como a participação em um evento, como ouvinte ou como palestrante, por exemplo, porque você sabe que tem conhecimento e bagagem para abordar o assunto com quer que seja.

 

O networking da pós-graduação

 

Essa é outra vantagem de uma especialização: conhecer pessoas, relacionar-se com elas e poder contar com elas para questões profissionais. Não necessariamente esperando uma indicação, mas propondo parcerias, trocando ideias que podem melhorar o seu desempenho no trabalho, quem sabe até uma consultoria. 

 

Com todas as facilidades que a tecnologia nos oferece, especialmente no que se refere à comunicação, ter um círculo de contatos é essencial, porque não há barreiras geográficas, nenhuma distância é obstáculo para a troca de conhecimentos.

 

Isso também torna amplo o número de oportunidades que podem surgir. Dependendo da área, sem sair de casa, você pode trabalhar para uma empresa do outro lado do mundo. E um bom networking aumenta muito essa possibilidade. 

 

Pós-graduação para o empreendedorismo

 

Quando se fala em especializar-se profissionalmente, o mais comum é pensar em uma promoção ou uma nova oportunidade de trabalho, que atenda melhor os interesses do profissional ou, simplesmente, compense financeiramente.

 

Porém, uma pós-graduação pode ser o que falta para você deixar de buscar oportunidades e criar as suas próprias, ou seja, tornar-se empreendedor.

 

Mencionamos lá no começo do texto, sobre a abordagem genérica dos cursos de graduação. Por mais que ofereçam disciplinas voltadas ao empreendedorismo, o que é estudado normalmente não é suficiente para sair da universidade preparado para empreender.

 

Assim, vale buscar uma especialização que fuja um pouco da sua área de formação, mas que agregue conhecimento e desenvolva habilidades para que você possa empreender com segurança e, até mesmo, explorar novos segmentos de mercado, somando as novas informações ao conhecimento técnico que você já domina.

 

Onde cursar uma pós-graduação

 

Se conhecer essas vantagens aumentou seu interesse em retomar os estudos e fazer uma especialização, aqui ficam algumas dicas do que avaliar antes de escolher uma instituição de ensino.

Informe-se sobre o corpo docente, vale consultar o currículo lattes dos professores.

Verifique os espaços disponíveis para aulas práticas, atividades extra-classe e até mesmo áreas de convivência e conveniência.

Analise a credibilidade da instituição tanto nos órgãos oficiais, como MEC, quanto sua reputação na sua área de abrangência.

 

A Unochapecó oferece diversos cursos de especialização presenciais e à distância, com ementas alinhadas às necessidades do mercado. Além disso, contamos com corpo docente qualificado, temos estrutura completa para atividades acadêmicas e extracurriculares e ainda recebemos nota máxima na avaliação do MEC. 

 

Se você está em busca de uma pós-graduação que faça diferença no seu currículo e na sua vida, consulte nossos cursos com inscrições abertas e se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco. 

 

 

comments powered by Disqus