Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Educação Física na Uno

O curso de Educação Física mantém grupos de pesquisa, programas e projetos de extensão nas duas áreas de atuação (escolar e não escolar). Esses projetos possibilitam que os universitários, além de se envolverem com a produção científica e a atuação com a comunidade, se beneficiem com bolsas de pesquisa e extensão. O campo de estágio na área da Educação Física possibilita experiências em diferentes campos de intervenção no mundo do trabalho. As aulas práticas são realizadas em espaços específicos da área, integrando o estudante em seu futuro campo profissional.

Perfil do Profissional

Com o título de licenciado, o professor é responsável por planejar, executar e avaliar atividades relacionadas ao esporte, jogo, ginástica, lutas, dança e outras práticas no contexto escolar. Já com o título de bacharel, o profissional é responsável por planejar, prescrever, orientar e avaliar atividades em academias, clubes, escolinhas, Sistema Único de Saúde, hotéis, entre outros.

Mercado de Trabalho

O licenciado tem o contexto escolar como principal campo de intervenção, podendo atuar na educação infantil, no ensino fundamental, médio e superior. O bacharel em Educação Física tem como campo de atuação o âmbito do desporto (aprendizagem e rendimento), do lazer, da saúde, e do fitness.

  • Bacharelado
  • 4 ANOS (3200 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • Licenciatura
  • 3,5 ANOS (2880 horas)
  • NOTURNO
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • ENADE: Conceito 3
  • CPC: Conceito 3
  • IGC: Conceito 3

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso tem à disposição laboratórios de Anatomia Humana, Cinesiologia, Medidas e Avaliação em Educação Física, Fisiologia e Bioquímica do Exercício e Laboratório Pedagógico da Educação Física. Também conta com Ginásio de Esportes, Academia Escola, Sala de Dança, Sala de Lutas e Espaço da Ginástica Artística.

  • Biblioteca

  • Ginásio de Esportes 

  • Biblioteca Digital

  • Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício

  • Auditório

  • Laboratório de Anatomia Humana

  • Academia

  • Livraria Universitária

  • Espaço da Ginástica Artística

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 4090381 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. Universidade Comunitária. A Unochapecó no contexto universitário. Reconhecimento dos espaços universitários. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. Introdução à Extensão Universitária. História da Educação Física. Tendências da Educação Física no Brasil. Epistemologia da Educação Física. Cultura, ética e política. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ. A profissão. Possibilidades e espaços de inserção profissional.

Código: 4090382 | Requisitos: 0

Jogos Olímpicos da antiguidade e os jogos olímpicos modernos; O Fenômeno da esportivização. Modalidade de referência: Atletismo; O ensino do Atletismo; Prática de ensino.

Código: 70830306 | Requisitos: 0

Principais correntes filosóficas modernas e respectivas formas argumentativo-epistemológicas que dão sustentação aos diferentes discursos e práticas educacionais: o idealismo, o materialismo histórico e dialético, o positivismo, o pragmatismo e a fenomenologia. O pensamento crítico frankfurtianos e seus aportes em educação. O pensamento dito pós-moderno/pós-estruturalista (ou da modernidade líquida) e seus aportes realizados pela teoria e pela prática educacionais: tradição filosófica que remonta a Nietzsche, passa por Heidegger e as diferentes derivações atuais no Brasil e no exterior.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 4090384 | Requisitos: 0

Introdução à anatomia; artrologia, osteologia, miologia, órgãos e sistemas.

Código: 4090385 | Requisitos: 0

Estudo da seqüência do desenvolvimento motor humano; Crescimento físico e comportamento motor em diferentes faixas etárias; relações com o comportamento cognitivo, afetivo e social; fatores que interferem no desenvolvimento motor do ser humano.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 4090398 | Requisitos: 0

Controle do meio interno corporal; transporte de membrana; potencial de membrana e potencial de ação; fisiologia do sistema nervoso e controle muscular; estrutura e função muscular; fisiologia dos sistemas: cardiovascular, respiratório, endócrino, digestivo e renal; termorregulação; princípios básicos de fisiopatologia e farmacologia das doenças crônico-degenerativa.

Código: 4090399 | Requisitos: 0

Jogos esportivos coletivos (diferentes esportes); Estrutura interna dos esportes coletivos; Modalidade de referência: Voleibol; O ensino do voleibol; Prática de ensino.

Código: 70830337 | Requisitos: 0

Inserção da Psicologia no campo da educação. As abordagens Inatista-Maturacionista, Ambientalista e Histórico-cultural do desenvolvimento, da aprendizagem e suas implicações na escola e no cotidiano escolar. Os diferentes períodos da vida humana (infância, adolescência, adulta...) sob o enfoque histórico-cultural e o processo pedagógico escolar.

Código: 70830338 | Requisitos: 0

A gestão política e financeira da educação básica no Brasil. A gestão administrativa e pedagógica da escola. A gestão compartilhada e colegiada da escola. Conselhos escolares.

Código: 4090400 | Requisitos: 0

Análise anátomo-funcional do corpo; Grau de mobilidade, de possibilidades de movimento das articulações; Prevenção de lesões; Aplicações práticas da cinesiologia; Conceitos básicos de mecânica; Análise cinética e cinemática de movimentos humanos.

Código: 4090401 | Requisitos: 0

Histórico e evolução da ginástica; Movimentos básicos na ginástica; Fundamentos básicos e estruturação de exercícios; Capacidades motoras e qualidades físicas dos movimentos ginásticos; aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem da ginástica; Prática pedagógica da ginástica: observações e experiências de ensino

Código: 4090410 | Requisitos: 0

Técnica, tática individual e coletiva, sistemas de jogo nos esportes coletivos; Transição ataque/defesa/contra-ataque; Modalidades de referência: Basquetebol e Handebol; O ensino do handebol e do basquetebol; Prática de ensino.

Código: 4090411 | Requisitos: 0

A infância como categoria historicamente constituída. Cultura de movimento na infância. Abordagens teórico-metodológicas da Educação Física na infância. Planejamento de práticas pedagógicas na infância. Prática de ensino.

Código: 70830340 | Requisitos: 0

Processo de ensino e aprendizagem. Concepções de planejamento. Aspectos teóricos e práticos do planejamento. Tipos de planejamento. Componentes do plano de ensino. Momentos de uma aula. Construção do conhecimento em sala de aula.

Código: 4090412 | Requisitos: 0

Conceitos Básicos e aplicações. Estágios de Aprendizagem motora. Variáveis da Aprendizagem Motora.

Código: 4090413 | Requisitos: 0

Concepções e normatizações do estágio; Observação e análise das práticas pedagógicas nos diferentes campos da Educação Física; O papel do professor de Educação Física nos diferentes campos de intervenção. Ética.

Código: 4090414 | Requisitos: 0

Abordagens Metodológicas da Educação Física Escolar. Educação Física e práticas pedagógicas. Planejamento da Educação Física: Objetivos, conteúdo, métodos, procedimentos e avaliação. Projetos de ensino em Educação Física.

Código: 4090397 | Requisitos: 0

O corpo e a abordagem das ciências sociais. Educação física, corpo, e práticas corporais. Corporeidade e movimento humano. Práticas de ensino.

Código: 70830310 | Requisitos: 0

Introdução aos paradigmas da sociologia (funcionalismo, materialismo histórico e a sociologia compreensiva) e sua compreensão sobre relação entre a educação e a sociedade. Pós modernidade e educação. Educação, cultura e sociedade, Sociologia formulada no Brasil. A relação entre trabalho e educação no contexto das relações capitalistas de produção.

Código: 70830343 | Requisitos: 0

A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos. Caracterização e prevenção das deficiências. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Procedimentos educacionais.

Código: 4090415 | Requisitos: 0

Correntes e abordagens do jogo; Classificação dos jogos; Jogo e cultura; Princípio didático-pedagógico do jogo; Construção de jogos e brinquedos; Jogo e esporte.

Código: 4090416 | Requisitos: 1

Problematização do relatório do estágio I; Extensão Universitária; Planejamento e execução de projetos de extensão nos campos de atuação do professor de Educação Física. Ética.

Código: 4090417 | Requisitos: 0

Princípios didático-pedagógicos para o ensino do esporte; A pesquisa no campo esportivo; Os ¿futebóis¿. Modalidades de referência: Futebol e futsal; O ensino dos ¿futebóis¿; Prática de ensino.

Código: 4090418 | Requisitos: 0

Globalização. Direitos humanos. A sociedade e o sujeito social. Saúde, Educação Física e sociedade. Políticas de Saúde no Brasil. Concepções e práticas de saúde. Determinantes sociais de saúde.

Código: 4090419 | Requisitos: 0

Introdução à história da dança; Concepções e classificação da dança; Princípios didático-pedagógicos da dança; Elementos do processo coreográfico; Dança e educação.

Código: 4090420 | Requisitos: 0

Ética. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Processo de construção do conhecimento em Educação Física. Abordagens de pesquisa em Educação Física. Elaboração de projeto de pesquisa em Educação Física.

Código: 4090421 | Requisitos: 0

Aspectos históricos a respeito da Educação Física voltada para pessoas com necessidades especiais. Procedimentos metodológicos para o trabalho com pessoas com necessidades especiais. Vivências de atividades motoras adaptadas e esporte adaptado.

Código: 4090422 | Requisitos: 3

Estágio Supervisionado com monitoria e docência na Educação Infantil. Planejamento, execução e avaliação de atividades curriculares. Participação em atividades previstas no Projeto Político Pedagógico da escola campo. Produção e socialização de relatório. Ética.

Código: 4090423 | Requisitos: 0

Educação Física na sociedade contemporânea. Esportes com implementos. Práticas corporais na natureza. Organização de eventos.

Código: 4090424 | Requisitos: 0

Ginástica geral; Ginástica rítmica; Ginástica artística; Ginástica circense; Noções de arbitragem.

Código: 4090425 | Requisitos: 0

Educação Física na sociedade contemporânea. Manifestações contemporâneas da dança e do lazer no contexto da Educação Física. Prática de Ensino.

Código: 4000159 | Requisitos: 0

Código: 9000215 | Requisitos: 0

O planejamento participativo do trabalho didático-pedagógico em Educação Física; a implementação e avaliação dos conhecimentos escolares da Educação Física a partir da adoção de metodologias participativas. Experiências didático-pedagógicos em contexto.

Código: 4090426 | Requisitos: 3

Estágio Supervisionado com monitoria e docência nos anos inicias do Ensino Fundamental. Ética. Planejamento, execução e avaliação de atividades curriculares; Participação em atividades previstas no Projeto Político Pedagógico da escola campo; Produção e socialização de relatório.

Código: 4090427 | Requisitos: 2

Elaboração de um projeto de pesquisa no contexto da Educação Física. Coleta de dados.

Código: 80250302 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 4090428 | Requisitos: 1

Análise dos dados coletados no projeto de pesquisa I; Elaboração relatório de pesquisa.

Código: 70830344 | Requisitos: 0

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas. Políticas públicas com referência às tecnologias na educação. Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias.

Código: 4090429 | Requisitos: 0

Seleção e administração de instrumentos de avaliação na Educação Física. Estatística aplicada a Educação Física. Técnicas de mensuração. Avaliação Antropométrica. Aplicabilidade de técnicas e instrumentos de medidas e avaliação na Educação Física Escolar.

Código: 4090430 | Requisitos: 0

Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Conhecimento e Educação Física. Epistemologia e Educação Física. Epistemologia, formação profissional e prática pedagógica em Educação Física. Produção do conhecimento na Educação Física. Cultura, ética e política.

Código: 4090431 | Requisitos: 3

Estágio Supervisionado com monitoria e docência no Ensino Fundamental - Anos Finais e no Ensino Médio. Ética. Planejamento, execução e avaliação de atividades curriculares. Participação em atividades previstas no Projeto Político Pedagógico da escola campo; Produção e socialização de relatório.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 600363 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 4090432 | Requisitos: 0

Histórico e evolução das lutas; introdução dos fundamentos básicos das técnicas da capoeira, judo, Tai-chi-chuan, Taekwondo e karate.

Código: 4090433 | Requisitos: 0

Reconhecimento da situação de emergência, prioridades e condutas a serem tomadas. Prevenção de acidentes. Primeiros socorros em lesões mais frequentes e naquelas relacionadas as praticas de atividades físicas. Atuação do profissional de Educação Física como educador na pratica de primeiro socorrista.

Código: 4090434 | Requisitos: 0

Macronutrientes e micronutrientes e sua recomendação no exercício físico; Demanda alimentar durante as fases do desenvolvimento humano e sua relação com atividade física; Estimativa da ingestão calórica; Recursos ergogênicos e suplementação esportiva.

Coordenação Adjunta Coordenação Adjunta

COORDENAÇÃO

Marizete Lemes da Silva Matiello

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS; Especialista em Esporte Escolar e Graduação em Educação Física pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Atualmente coordena o curso de Educação Física da Unochapecó, é Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pedagógica na Educação Física pela mesma instituição, Professora do Programa de Extensão Sorriso para a Vida - Projeto Brincar. Atua como professora da Rede Pública Estadual em Chapecó como professora do Ensino Médio Inovador.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação - Ensino e Formação de Professores pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná. Atualmente é professora da Unochapecó nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Coordena o Programa Permanente de Extensão Sorriso Para a Vida, que desde 2001 atua com ações interprofissionais com crianças e adolescentes internados ou em tratamento oncológico e em vulnerabilidade e risco social. Também atua com ações no Pró-Saúde e Pibid.

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus